• Carregando...

Após dois anos sem registrar casos de dengue em Ubiratã, na região Centro-Oeste do estado, o município com cerca de 20 mil habitantes, enfrenta um surto da doença. Somente nesta quarta-feira foram confirmados 43 casos da doença e outros 223 notificados pela Secretaria Estadual de Saúde.

"A partir de 40 notificados se torna surto", explica o secretário municipal de Saúde, Edmund Behrend. Segundo ele, todas as medidas para combater a doenças estão sendo tomadas. "Além do fumacê, agentes municipal de saúde estão constantemente visitando casas alertando os moradores dos cuidados para evitar a doença", conta.

Após a constatação do problema, ainda de acordo com o secretário, diversos arrastões foram feitos nos bairros mais afetados. "É uma das medidas para que a doença não se alastre". Behrend lembra que além do fumacê e dos arrastões, os moradores estão sendo orientados retirar das residências todos os objetos que possam abrigar o mosquito. O secretário não descarta a possibilidade de a doença ser importada. "O tráfego de caminhões na rodovia e na cidade é muito intenso", diz.

Doença confirmada em Cascavel

Na terça-feira, a secretaria de saúde de Cascavel, no Oeste do Paraná, confirmou os primeiros dois casos de dengue no município este ano e há ainda outros 21 casos sendo investigados pelo Laboratório Central (Lacen) em Curitiba. "Ubiratã, Santa Helena e Foz do Iguaçu já enfrentam surto"

O início do ano vem registrando um aumento no número de casos de dengue no Paraná. De acordo com o chefe de Saúde Ambiental, da Secretaria de Saúde de Curitiba, Natal Jataí de Camargo, nos municípios de Ubiratã (Centro-Oeste), Santa Helena e Foz do Iguaçu (Oeste), já se pode afirmar que há um surto de dengue.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]