• Carregando...

As inscrições para o vestibular 2007 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começam domingo com novidades nos cursos e nas provas da segunda etapa do processo seletivo. Engenharia de Produção entra para o quadro de carreiras da instituição, Administração Internacional de Negócios (antigo Comércio Exterior) deixa de existir e as vagas para o curso diurno de Filosofia caem de 75 para 40.

No processo de seleção, as mudanças acontecem só na segunda etapa de provas: a avaliação de compreensão e interpretação de texto e de disciplinas específicas passa a ser exclusivamente discursiva – nos dois últimos anos, questões de múltipla escolha também faziam parte da prova.

"Para o candidato bem preparado, a questão de múltipla escolha não faz diferença. O Núcleo de Concurso concluiu que são as questões discursivas que avaliam melhor o candidato", diz o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior.

A segunda etapa continuará contando com a reserva de vagas para cotistas, na mesma proporção: 20% para alunos de escolas públicas e 20 % para negros. "Faremos pelo menos mais um ano de avaliação do sistema de cotas antes de qualquer alteração nesta proporção", informa Moreira Júnior.

Apesar de trazer novidades nos cursos, o vestibular 2007 da maior universidade do Paraná terá praticamente o mesmo número de vagas do ano passado: passando de 4.094 para 4.099. Por uma decisão do conselho universitário, não haverá habilitação diferenciada para o curso de Administração – as 55 vagas que antes eram de Administração Internacional de Negócios continuam integrando o curso, no período noturno. A criação de 40 vagas para a formação de engenheiros de produção pouco alteram o quadro total de alunos porque Filosofia terá menos calouros este ano. No curso matutino, as vagas serão reduzidas de 75 para 40.

Novo curso

De acordo com o coordenador do mais novo curso oferecido pela UFPR, Volmir Wilherln, a decisão de criar na universidade o curso de Engenharia de Produção leva em consideração a demanda do mercado. "Temos cartas de recomendação de grandes empresas do estado dando o aval para a necessidade de um curso diferenciado para este tipo de profissional, que tem uma formação menos aprofundada do que outras engenharias, porém mais humana", informa - mais informações sobre o curso no www.engprod.ufpr.br. A UFPR, diz Wilherln, era uma das poucas grandes universidades brasileiras que ainda não formava engenheiros de Produção. Com o novo curso, a instituição passa a ofertar dez diferentes tipos de formação engenharia. Para o novo curso, a universidade contará com professores do quadro atual.

Feira

Mesmo sem alunos para dar depoimentos, o curso de Engenharia da Produção já passa a integrar a mostra de cursos que a UFPR faz de amanhã a domingo, no campus do Jardim Botânico. Nos estandes dos cursos, alunos e professores explicam o que é a carreira e as oportunidades no mercado de trabalho. "Esperamos mais de 30 mil visitantes este ano. É algo muito importantes para os estudantes do ensino médio. Fizemos um levantamento e descobrimos que 30% dos inscritos no vestibular escolhem a carreira no momento da inscrição. Essa decisão deve ser melhor avaliada", analisa Moreira Júnior. O reitor conta que muitos cursos que tinham pouca procura passaram a ser mais visados a partir da criação da feira. "Engenharia Industrial Madeireira mais que triplicou a quantidade de candidatos", exemplifica.

Serviço: Vestibular UFPR – inscrições de 20 de agosto a 15 de setembro, somente pela internet: www.ufpr.br. R$ 74. Feira de Profissões – de 18 a 20 de agosto, das 8 às 18 horas, no câmpus Jardim Botânico. Entrada gratuita. Informações: (41) 3360-5007.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]