• Carregando...

O baixo número de candidatos que procuraram verificar sua inscrição no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) e a quantidade de pedidos para alteração de dados levaram a Universidade Federal do Paraná (UFPR) a prorrogar o prazo para corrigir eventuais equívocos na inscrição para o concurso deste ano – que passa a vigorar entre segunda-feira e o dia 1.º de novembro. Até quinta-feira, pouco mais de 13 mil dos 45.662 inscritos tinham acessado o site para conferir os seus dados.

A nova oportunidade, porém, só é válida para duas situações – candidatos que se inscreveram na categoria "treineiros" (destinada àqueles que vão prestar o vestibular por experiência) mesmo tendo concluído o ensino médio, e irregularidades quanto às cotas – cotistas sociais que tenham estudado um ano em escola particular e cotistas raciais que não apresentem o fenótipo da raça negra.

"Como no ano passado foi permitido aos cotistas sociais que tivessem estudado por até um ano em escola particular, este ano muitos candidatos não ficaram atentos à nova regra, que exige que o aluno tenha estudado somente na escola pública", comenta Maria Cleusa Henklein, integrante da comissão do vestibular. "Nessas duas situações poderia acontecer de o candidato ser aprovado e não poder ocupar a vaga e a maior preocupação da universidade é não permitir que o candidato seja prejudicado por um engano", explica Maria Cleusa.

Era o que aconteceria com o estudante Fábio de Souza Sereniski, 18 anos, que já concluiu o ensino médio e vai prestar o vestibular para Engenharia Civil pela segunda vez. A inscrição foi feita por sua mãe, Valdelice Souza Braga Sereniski, que marcou a opção "treineiro" sem querer. "Eu não sabia direito o que era isso e acabei marcando sim", relata. "Quando eu conferi a ficha de inscrição, quase tive um troço." Ela promete ser uma das primeiras a solicitar a correção na segunda. "Se ele não conseguisse concorrer por minha causa, seria a maior decepção da minha vida."

Serviço: Para corrigir seus dados, o candidato deve entrar no site www.nc.ufpr.br e preencher o formulário de alteração de inscrição e de categoria de concorrência, além de pagar uma taxa de R$ 15.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]