• Carregando...
 | NELSON ALMEIDA/AFP
| Foto: NELSON ALMEIDA/AFP

Um a cada três casos de dengue no Paraná foram registrados na cidade de Paranaguá, no litoral do estado. O novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra que a cidade já confirmou 12.432 casos de dengue - 8 mil a mais do que na última semana. De acordo com a Sesa, os casos já teriam sido confirmados anteriormente, mas ainda não tinha sido incluídos no sistema de notificações.

A justificativa da Prefeitura de Paranaguá teria sido, de acordo com a secretaria, a falta de profissionais para realizar o serviço. Com o novo número, a cidade concentra 36% de todos os casos confirmados no estado. A assessoria de imprensa da prefeitura da cidade foi procurada na noite desta terça para comentar os números, mas, por causa do horário, não foi encontrada.

Após vistorias em Paranaguá, MP afirma que atendimento a pacientes com dengue precisa de “urgentes melhorias”

Leia a matéria completa

Informações da própria prefeitura mostram que R$ 3,9 milhões foram repassados pela Sesa no início de janeiro, pouco antes do município decretar a epidemia de dengue. A verba estaria sendo utilizada para a contratação e pagamento de 86 funcionários para trabalhar no Centro de Referência da Dengue e no Pronto Atendimento, além da aquisição de três veículos. A contratação seria de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem além de funcionários de serviços gerais e para atuar no setor administrativo. Outros R$ 3,5 milhões foram depositados judicialmente pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) para a prefeitura. O recurso deve ser repassado mensalmente e utilizado na limpeza pública e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A verba foi liberada no começo de abril pelo Ministério Público Federal (MPF), que fez o acordo com a APPA.

Seis novas mortes

O boletim confirmou seis novas mortes pela doença. Duas delas em Paranaguá, que já registrou 24 óbitos ao todo. As outras mortes ocorreram em Foz do Iguaçu (2), Santa Helena (1) e Medianeira (1). Ao todo, 40 pessoas morreram no Paraná por causa da dengue desde agosto de 2015.

75% dos municípios registram casos

Desde agosto de 2015, aproximadamente 34 mil casos de dengue foram registrados no Paraná. Mesmo com o fim do verão, quando a ocorrência de casos de dengue começa a baixar, o número de pacientes contaminados continua aumentando e quatro novos municípios passaram a registrar epidemias no estado - Jardim Olinda, Santo Antônio do Caiuá, Cambé e São Sebastião da Amoreira. Os municípios registraram mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes - recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para caracterizar a situação epidêmica. Ao todo, 56 municípios estão enfrentando epidemias de dengue no Paraná.

Até agora, 75% dos municípios paranaenses têm casos confirmados de dengue. Se forem considerados as cidades com casos notificados da dengue o número sobe para 94%. São 301 municípios com casos confirmados e 379 com casos notificados da doença.

Zika e Chigungunya

O novo boletim ainda mostra que três novos casos de zika foram confirmados, passando de 245 para 248 em uma semana. Desses, 157 são auctóctones, quando o paciente foi contaminado dentro da própria cidade onde vive. Desde agosto do ano passado, 22 gestantes foram contaminadas pelo zika vírus no Paraná.

Também foi registrado um novo caso de chikungunya, chegando a 50 pacientes contaminados. Entre os casos, 47 são importados e três auctóctones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]