• Carregando...
 | Antônio More / Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo

Que tal convidar seu pai (ou seus filhos) para um passeio bate e volta nos arredores de Curitiba? Listamos sugestões para que o Dia dos Pais seja aproveitado com o presente mais valioso e raro da vida moderna: tempo para conviver.

Até Morretes, pelos trilhos

O trem da Serra Verde Express (foto) sai às 8h15 e vai até Morretes cortando a paisagem exuberante da Mata Atlântica por pontes, túneis e viadutos, numa viagem de três horas. Antes de chegar à cidade litorânea, o trem faz uma parada rápida na estação do Parque Estadual do Marumbi, onde é possível descer e conhecer a reserva. Em Morretes, a pedida é perambular pela cidade, comprar artesanato e apreciar o barreado, prato típico do Litoral. O trem que retorna a Curitiba parte às 15 h. As tarifas custam a partir de R$ 72 para a ida e R$ 50 para a volta, isso na classe econômica. Como chegar: os bilhetes podem ser comprados a partir das 7 h, inclusive aos domingos, na Serra Verde Express, localizada no bloco 3 da Rodoferroviária, de onde também partem os trens. Informações: (41) 3888-3488.

A pé no Guartelá

O Parque Estadual do Guartelá reúne um rico patrimônio natural e arqueológico da região do cânion do Rio Iapó. Grande atração do parque, o cânion é o sexto maior em extensão no planeta. O lugar pode ser explorado em duas trilhas. A menor delas, com 5 km de extensão (ida e volta), dá acesso a piscinas naturais onde o banho é permitido e a um mirante de onde se observa o cânion. O parque abre às 8 h e o acesso é gratuito. Na entrada, há sanitários e estacionamento. É bom levar água e lanche pois não há pontos de venda no parque. Protetor solar, repelente e roupas confortáveis são recomendáveis. Como chegar: o Guartelá fica a 200 km de Curitiba. De Ponta Grossa a Castro toma-se a PR-151; de Castro até Tibagi, a PR-340. Partindo do centro de Tibagi, o acesso é fácil, mas é sempre bom contar com o GPS. As coordenadas do parque são: latitude -24°31’24" e longitude -50°24’17". Informações: (42) 3916 2150 / 3916 2151.

Na paz da ilha

Por ter visitação limitada, a Ilha do Mel é muito concorrida no verão. Neste período de inverno você pode aproveitar o sossego do local em longas caminhadas entre as praias e nas subidas até o Farol e a Fortaleza, ambas atrações que estão na área de Brasília. Leve repelente e protetor solar. Como chegar: veículos motorizados não circulam na ilha. A opção mais recomendada para se chegar até lá é deixar o carro em um estacionamento de Pontal do Sul e tomar a balsa para Brasília. Saindo da capital pela BR-277, o motorista deve ir até Paranaguá para pegar a PR-407 até Praia de Leste. Dali, tem de seguir pela PR-412 até Pontal. As balsas circulam o dia todo, mas há menos opções de horário nesta época do ano. A travessia dura em torno de 40 minutos.

Sabor colonial em São José

A Colônia Mergulhão, localizada em São José dos Pinhais, reúne trinta propriedades rurais, entre adegas, cantinas, restaurantes, casas de café colonial e serviços do tipo pesque-pague. É quase certo que você voltará do passeio com compotas, petiscos, licores, vinhos ou sucos produzidos na região. Neste fim de semana, o lugar estará ainda mais animado, pois a colônia está realizando a Festa do Vinho com atrações musicais e comida típica italiana. Como chegar: de carro, pegue a Avenida das Torres em Curitiba e siga as placas indicativas depois da saída para o aeroporto. Em São José dos Pinhais é possível tomar o ônibus da Linha Turismo especial para o Caminho do Vinho no Shopping São José. Aos domingos, o ônibus sai às 11 h e retorna ao shopping às 16 h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]