• Carregando...

São Paulo – Parte de Florianópolis (SC) ficou no escuro ontem. O rompimento de um cabo de transmissão deixou mais de um terço da cidade sem luz por dez horas. O abastecimento de água também foi comprometido.

Segundo a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), houve interrupção da energia após a emenda de um cabo romper, à 1h30. A causa ainda será investigada. Como o local danificado era de difícil acesso, uma equipe da distribuidora só conseguiu iniciar os reparos às 8h. O restabelecimento se deu às 11h30. O apagão fez com que a rede de energia da cidade fosse colocada novamente em xeque. Há quatro anos, um blecaute deixou Florianópolis 53 horas sem luz. Outros incidentes menores ocorrem todos os anos. Desta vez, o apagão afetou cerca de 175 mil pessoas, estimativa feita com base nas unidades consumidoras atingidas.

Pela manhã, faltou água em alguns bairros já que as máquinas que fazem o bombeamento dependem da energia. Só após o religamento feito pela Celesc, a situação ficou sob controle. Para Eduardo Sitonio, diretor-técnico da Celesc, enquanto houver apenas uma linha ligando o centro ao norte da ilha, a cidade estará sujeita a isso.

Em março, a Celesc já havia anunciado que havia o risco de ela deixar de fornecer novas ligações de luz para moradias, comércio e indústria dentro de cinco meses em Florianópolis. O sistema da ilha, onde fica a maior parte do município, está no limite da capacidade. Projetos de ampliação estão parados por questões legais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]