Cerca de um terço dos deputados estaduais está se articulando para o lançamento de suas pré-candidaturas nas eleições municipais do próximo ano. A Gazeta do Povo fez uma pesquisa com 52 dos 54 deputados, que indicou que 16 deles pretendem alçar seus nomes à condição de candidato a prefeito por seus partidos, enquanto outros sete também têm planos, num futuro não tão próximo, de desempenhar funções no Poder Executivo, seja no âmbito estadual ou municipal.

CARREGANDO :)

Os parlamentares que pretendem se estabelecer no Poder Legislativo somam 18 dos pesquisados. Oito deputados dizem acreditar que a política é algo ocasional em suas vidas e pretendem retornar à profissão, enquanto que dois deputados dizem que não sabem que caminho irão escolher.

Em Curitiba, seis parlamentares manifestam o desejo de enfrentar o prefeito Beto Richa – provável candidato à reeleição – no próximo ano. São eles: Carlos Simões (PR), Fábio Camargo (PTB), Osmar Bertoldi (DEM), Tadeu Veneri (PT) e os peemedebistas Reinhold Stephanes Jr. e Cleiton Kielse. Veneri tem como principal concorrente dentro do PT a ex-diretora da usina Itaipu Gleisi Hoffmann. "Pretendo concorrer às prévias do partido e fazer uma reflexão sobre que projetos pretendemos implementar. Há setores da sociedade que estão alijados do processo de debate em Curitiba", diz. Já Stephanes Jr. e Kielse disputam a candidatura num partido que possui vários postulantes – como o diretor da Cohapar, Rafael Greca; o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, e a ex-deputada federal e recém-filiada Clair Martins.

Publicidade

Leia a reportagem completa no site da versão impressa do jornal Gazeta do Povo (conteúdo restrito para assinantes)

Veja também
  • Leis que não obrigam nada já são maioria na Câmara
  • Deputado é condenado a pagar 5 milhões aos cofres públicos