• Carregando...

Universidades de todo o Paraná expõem o resultado de suas pesquisas ao empresariado paranaense na Inovatec Paraná 2012, feira de inovação e tecnologia que começou nesta terça-feira (16) e vai até quinta-feira (18), no Cietep. Ao todo, serão apresentados 350 patentes registradas por instituições paranaenses e cerca de mil projetos que buscam proximidade com a indústria para levar o conhecimento produzido na academia para a sociedade.

A iniciativa é gerenciada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com a Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensi­­no Superior (Seti), a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e todas as universidades públicas do estado além de algumas instituições privadas.

Durante o evento, os pesquisadores ficam à disposição dos empresários para apresentar detalhes de suas pesquisas e discutir a viabilidade de transformá-las em produto. Na feira, cada universidade tem um estande com informações sobre as patentes e projetos desenvolvidos. Paralelamente à feira, ocorrem debates, palestras e minicursos sobre propriedade intelectual e formas práticas de inovar na empresa.

Pelo site da Inovatec é possível agendar reuniões com os pesquisadores. O pro­­fessor Jose Manuel Her­­nández Sanclemente, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Pa­­raná (UTFPR), é um dos que têm encontro marcado com representantes da indústria alimentícia. Ele desenvolveu um meio de aplicar textos em braile em superfícies finas, sem a necessidade de perfuração mecânica.

"Indústrias de produtos como farinha ou macarrão não tinham como aplicar o braile em suas embalagens, que são muito finas, e rompem com a perfuração", explica.

A professora do curso de enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Leila Maria Mansano Sarquis é outra que já fez contato com empresas interessadas em seu protótipo, um chuveiro portátil para pacientes que não podem se locomover para tomar banho. "Procuramos por empresário que invistam nessa patente e levem o produto ao público por um preço acessível". O acesso à feira é gratuito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]