• Carregando...
Terminal do Guaraituba deve receber 30 mil passeiros por dia, parte deles vindos do Terminal Alto Maracanã | Albari Rosa - Gazeta do Povo
Terminal do Guaraituba deve receber 30 mil passeiros por dia, parte deles vindos do Terminal Alto Maracanã| Foto: Albari Rosa - Gazeta do Povo

Os usuários de transporte coletivo de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, começarão a ser informados sobre as mudanças de ocorrerão no serviço com a entrada em funcionamento do Terminal Guaraituba nesta terça-feira (18). A Urbanização de Curitiba (Urbs) apresentou, na tarde desta segunda-feira (17), o plano detalhado de operação do novo terminal para representantes do governo estadual e da prefeitura de Colombo.

Segundo a Urbs, cartazes com informações para os passageiros serão afixados no terminal do Alto Maracanã e em todos os ônibus das linhas de Colombo, e ainda nos terminais curitibanos do Cabral, Guadalupe e CIC, por onde passam as linhas de ligação com o município vizinho. A previsão da Urbs é que o Terminal Guaraituba comece a funcionar no dia 29 de novembro.

O terminal foi construído pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do governo estadual, e será operado pela empresa curitibana de transporte coletivo. Um impasse entre as duas entidades deixou o terminal pronto e sem funcionamento por quase dez meses.

O problema só começou a ser solucionado depois que o Ministério Público Federal decidiu investigar o abandono do terminal. Os dois órgãos assinaram um termo de compromisso para colocar o terminal em funcionamento. Na semana passada, a Comec informou que havia concluiu todas as obras requisitadas pela Urbs para operação do Guaraituba.

Fique atento para as mudanças

Pelo plano de operação, o terminal terá 10 linhas alimentadoras que circularão pela região, duas linhas com destino a Curitiba pelo Terminal Alto Maracanã e um novo ligeirinho, que fará o percurso direto do Guaraituba para o Terminal Cabral, em Curitiba.

Quem mora na região do Guaraituba poderá chegar ao novo terminal usando os seguintes alimentadores: Vila Maria do Rosário, Porteira, Paloma, Monte Castelo, Roseira, Ribeira/Francisco Coradin e Bocaiúva do Sul, Paloma/Belo Rincão, Guaraituba e Colônia Faria.

Os nomes das linhas indicam as comunidades por onde elas passam. Quase todas já eram atendidas pelos alimentadores do Terminal Alto Maracanã, que terão o itinerário reduzido para permitir a ligação direta com o novo terminal. A distância entre os dois terminais é de cerca de três quilômetros.

A partir do terminal Guaraituba, os passageiros poderão seguir até Curitiba usando o novo ligeirinho Guaraituba/Cabral, que não passará pelo terminal do Alto Maracanã. Haverá outras duas opções de linhas para a capital passando pelo Alto Maracanã: Curitiba/Guaraituba/via Maracanã, com destino ao Terminal Guadalupe, e Guaraituba/Cabral/via Maracanã, com destino ao Terminal Cabral.

As linhas alimentadoras e diretas do terminal Alto Maracanã continuarão as mesmas. A novidade será a passagem de duas novas linhas oriundas do Guaraituba (Curitiba/Guaraituba/via Maracanã e Guaraituba/Cabral/via Maracanã). Não haverá redução no número de viagens nem aumento do intervalo entre as viagens das linhas do terminal Alto Maracanã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]