• Carregando...

O presidente da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), Roberto Gregório da Silva Junior, disse na manhã desta quinta-feira (2) que o acordo sobre a manutenção da Rede Integrada de Transporte (RIT) pode ser feito até terça-feira (7), dia em que vence o contrato com o governo de estado. Ele disse acreditar que a declaração do governador Beto Richa (PSDB) - feita na quarta-feira (1º) durante a comemoração pelo Dia do Trabalho - mostra que o desfecho será positivo. "É importante dizer que a fala do governador sobre a retomada no interesse do governo estadual em contribuir com a rede integrada é muito bem vista e é uma prova de que as negociações chegarão a um bom termo", disse Gregório da Silva.

Beto Richa disse na quarta-feira que o governo estadual está estudando possibilidades para garantir a continuidade do funcionamento do sistema integrado.

Questões legais

Silva voltou a ressaltar nesta quinta-feira que - se o convênio não for renovado - a Urbs estará impedida legalmente de manter a rede integrada. A afirmação foi feita durante a comissão de análise do transporte coletivo - reunião semanal com representantes de associações ligadas à mobilidade urbana. "Sem autorização estamos proibidos de operar o transporte intermunicipal". A autorização, segundo ele, pode ser um documento qualquer do governo do estado afirmando que o órgão pode realizar o serviço.

Entenda o caso

O subsídio do governo estadual ao transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana (RMC) termina na próxima terça-feira (7). Por conta disso a Urbs, responsável pela integração do transporte intermunicipal, comunicou a Coordenação da Região Metropolitana (Comec) de que irá interromper o pagamento às empresas que operam na RMC.

O subsídio atual, pago pelo governo estadual, é de R$ 64 milhões. Sem o auxilio do estado, a Urbs terá que arcar com o valor, o que pode gerar um déficit anual de R$ 80,8 milhões. Caso não haja um acordo, as operadoras da região metropolitana poderão interromper a integração do sistema de transporte coletivo na RMC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]