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A Visconde de Guarapuava, no Batel, será uma das vias que terão suprimidas as vagas para estacionamento | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
A Visconde de Guarapuava, no Batel, será uma das vias que terão suprimidas as vagas para estacionamento| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Sistema foi implantado em 1980

Curitiba foi a segunda capital do país a implantar o EstaR (Estacionamento Regulamento), em 1º de julho de 1980, depois de São Paulo. O objetivo da Lei Municipal 3.979/71 e do Decreto 569/80 eram democratizar a área pública, auxiliando na rotatividade no uso de vagas e, consequentemente, melhorando a fluidez do tráfego.

Nesse período, o EstaR foi implantado em 22 ruas, entre elas Avenida Visconde de Nácar, a Carlos de Carvalho e a Comendador Araújo. Em 1997, com a municipalização do trânsito definida pelo Código de Trânsito Brasileiro, o Estacionamento Regulamento ficou a cargo da Diretran (Diretoria do Trânsito). (AP)

Vagas de EstaR serão colocadas em 47 ruas

Sem data prevista para implantação, o Decreto 1.019, aprovado no dia 5 deste mês, prevê a colocação de vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR) em 47 ruas da cidade. Parte do pacote de medidas para melhorar o trânsito, a medida está dividindo opiniões.

Mariolucio Henrique da Silva, 43 anos, tem uma loja de roupas na Rua Rocha Pombo, no Bacacheri. Pela falta de vagas na rua movimentada, ele e mais duas empresas optaram por alugar um espaço para servir de estacionamento aos clientes. "A maioria dos carros estacionados é de pessoas que trabalham aqui por perto e que não querem saber, deixam o carro por muitas horas", diz.

Satisfeita com a notícia, Romilda Maria de Freitas, 63 anos, dona de um salão de beleza na mesma rua, acredita que o movimento e a segurança vão aumentar.

Já a veterinária Bárbara Visser, 28 anos, que é dona de uma pet shop na Rua Arthur Leme, no mesmo bairro, mostra-se surpresa ao saber que a via está entre as que receberão o EstaR. Ela não vê necessidade, por ser uma rua tranquila. "Com isso, querem acabar com o nosso comércio", reclama. Segundo ela, a maior dificuldade será levar e trazer animais de grande porte até o carro, que ficará na quadra anterior.

Segundo a Urbs, a implantação será gradativa e de acordo com a necessidade de cada região. Quanto à preocupação dos moradores e comerciantes da Rua Arthur Leme, a Urbs afirma que haverá um estudo antes da instalação. Mas pelo fato de a via ficar próxima da Avenida Erasto Gaertner, de grande tráfego, ela poderá ser usada futuramente pelos motoristas como local alternativo para estacionamento. (AP)

  • Veja no mapa o local das novas vagas e das que serão retiradas

Cerca de mil vagas de estacionamento deverão ser retiradas de alguns bairros de Curitiba durante o mês de setembro. A medida faz parte do pacote divulgado pela Urbs, empresa que gerencia o transporte na cidade, em maio, a fim de melhorar a fluidez do tráfego. Com o mesmo objetivo, moradores e comerciantes dos bairros Bigorrilho, Batel, Juvevê e da região central deverão receber 300 novas áreas de Estacio­­na­­mento Regulamentado (EstaR) e estacionamento gratuito (veja box) no mesmo período.

Para a coordenadora de Esta­­cionamento Regulamentado da Urbs, Jucélia de Fátima Valle, as determinações favorecerão também a rotatividade de veículos, com maior disponibilidade de vagas em frente dos estabelecimentos comerciais. Ela recorda que o estudo teve início no primeiro semestre de 2008, após a análise dos pedidos recebidos pelo serviço 156, da prefeitura. Atualmente, são 50 ligações mensais sobre o assunto.

Jucélia afirma que a retirada das vagas vai auxiliar na melhoria do tráfego. "A cidade não comporta mais o número de veículos que temos. Para facilitar a fluidez, a saída foi desimpedir as vias", diz.

Atualmente, incluindo o sistema pago, Curitiba conta com 8.148 vagas de estacionamento e espaços reservados para carga e descarga, pisca-alerta, estacionamento de ambulância e carros oficiais, que são gratuitos. Apesar da redução prevista para setembro, até o ano que vem a prefeitura pretende criar mais 2.010 espaços de estacionamento.

Aplicação

Ao preço de R$ 1, um talão de permanência prevê a parada no período de uma hora, sendo possível a colocação de até dois cartões. A previsão de aumento na arrecadação poderá chegar a 5% do que é recebido mensalmente. Atualmente, a média fica em torno de R$ 700 mil, e 5% deste valor é destinado para o Fundo de Ação Social (FAS), conforme previsto pela lei. O restante, segundo a Urbs, é investido no próprio sistema, para despesas com sinalização, compra de equipamentos, uniformes, combustível e folha de pagamento, entre outras.

Para o engenheiro de trânsito e mestre em Gestão Urbana Paulo Moraes, a Urbs pretende remanejar vagas existentes para locais que ainda não têm tanta demanda. "As ações têm de existir em locais que têm gargalo, ou seja, uma demanda maior do que a capacidade da via." Com isso, ele ressalta, 50% da trafegabilidade é liberada, o que vem a causar um grande impacto na cidade. "Se o trânsito é ruim, é óbvio que menos pessoas se deslocam pelas vias comprometidas."

Impacto

Proprietário de uma pet shop na Visconde de Guarapuava, Ivan Zanolo não se mostrou surpreso ao saber que terá o espaço destinado a estacionamento retirado. "Já tinha ouvido boatos", diz. A sua loja fica entre as ruas Ângelo Sampaio e Carneiro Lobo. "O imóvel vai desvalorizar e os clientes vão pensar duas vezes antes de vir aqui", afirma. A médica veterinária e representante comercial Danielle Zuniani, 34 anos, acredita que quem vai perder é o comércio.

Quem vai ganhar EstaR em frente de sua porta também não gostou da notícia. O designer João Luiz Carvalho Buquera, que tem uma loja na Rua Vicente Machado, não vê necessidade do sistema porque a via é calma. Ele acredita que os clientes que irão visitar a loja também não ficarão felizes.

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