MONTEVIDÉU - O governo uruguaio proibiu "preventivamente", nesta quarta-feira, a entrada de produtos derivados de carne da Argentina devido à ocorrência de um foco de febre aftosa no país, informou um funcionário do Ministério da Pecuária.

CARREGANDO :)

- Existe uma resolução da Direção Geral de Serviços Sanitários proibindo o ingresso de produtos e subprodutos de origem animal sem tratamento térmico, até que seja realizada uma análise de risco - disse o diretor de Serviços Sanitários do Ministério da Pecuária, Hipólito Tapi.

Argentina, terceiro exportador mundial de carne bovina, confirmou o surgimento de um foco da doença na província de Corrientes, próximo à fronteira com o Paraguai e o Brasil.

Publicidade

O Uruguai enfrentou um surto de febre aftosa em novembro de 2001 que levou ao sacrifício de milhares de animais e a prejuízos comerciais superiores a US$ 500 milhões por mês, devido ao fechamento de mercados.

A aftosa é um vírus altamente contagioso que atinge animais, apesar de ser inócuo para seres humanos. Sua ocorrência é duramente punida no mercado internacional porque reduz o rendimento e a capacidade de reprodução do gado.