• Carregando...

São Paulo (SP) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira a lei que regulamenta o uso de cobaias em pesquisas científicas no país –o texto foi publicado ontem no Diário Oficial da União. O estabelecimento dessa legislação era uma reivindicação de grande parte dos cientistas, já que até agora não havia uma norma nacional que indicasse claramente os limites da prática.

O projeto de lei sobre o assunto, conhecido como Lei Arouca, tramitou no Congresso por cerca de 13 anos, até ser aprovado pela Câmara em maio e pelo Senado em setembro deste ano. Com a sanção de Lula, a lei promete acabar com disputas locais sobre o assunto.

O texto prevê a criação do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, que vai regulamentar a pesquisa com animais. Entre as normas estabelecidas também está a aplicação de anestesias que aliviem o desconforto das cobaias durante os procedimentos. Caso os animais sofram "intenso sofrimento" durante a pesquisa, eles devem ser sacrificados.

* * * * *

Interatividade

Você apóia o uso e o sacrifício de cobaias em pesquisas científicas?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]