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Quem precisa usar o transporte coletivo em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, está encontrando mudanças no sistema de pagamento e itinerários dos ônibus desde o último domingo (30). A data foi escolhida para a inauguração do novo terminal central da cidade, que fica a quatro quadras do antigo, que foi desativado. Foi iniciado também o novo sistema de pagamento e de integração entre as linhas. No entanto, as mudanças não tem agradado os usuários, que registram atrasos, falta de informação sobre as mudanças e a ineficiência das medidas adotadas.

A usuária Jéssica Dobrowolski de 20 anos, conta que alguns ônibus mudaram de rota e que a promessa de integração entre as linhas não foi cumprida. "Eu pego dois ônibus para ir de um bairro a outro, dentro da cidade. Quando cheguei ao terminal, que é fechado e teoricamente integrado, para pegar o segundo ônibus, tive de pagar mais uma passagem. O motorista e o cobrador não sabiam me informar o porquê das mudanças e o que precisava ser feito", reclama.

De acordo com a diretora de planejamento territorial e urbano da Secretaria de Urbanismo de São José dos Pinhais, Lorreine Vaccari, a integração das linhas só será válida para que utiliza o cartão-transporte, que possui um sistema eletrônico. "Para quem usa o cartão, será cobrada a tarifa base de R$ 1,80 no primeiro embarque e a metade no segundo, se este for feito dentro de 60 minutos depois da primeira utilização", explica. Jéssica, que utiliza dinheiro para pagar o ônibus, acredita que este formato do benefício não é justo. "Se vai haver integração para alguns, deveria ter para todos", afirma. Conforme explica a assessoria de imprensa do município, o cartão-transporte é gratuito e pode ser feito por qualquer morador de São José dos Pinhais.

A assessoria de imprensa da prefeitura rebate as acusações de falta de informação sobre as mudanças. Segundo representantes do Executivo local, as mudanças foram informadas em uma publicação oficial do município; além de ações que ainda estão sendo feitas, como distribuição de mapas com os novos caminhos em locais estratégicos e a presença de agentes da Guarda Municipal nos terminais e principais pontos da cidade para informar os usuários.

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