• Carregando...
65 mil postos em todo o Brasil receberão as vacinas | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
65 mil postos em todo o Brasil receberão as vacinas| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

A Secretaria de Saúde do Paraná pretende vacinar 1,2 milhão de pessoas no estado durante a 14.ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A vacinação começa no sábado (5) com uma mobilização nacional, quando todas as unidades básicas de saúde do Brasil funcionarão das 8 às 17 horas, e termina no dia 25 de maio.

A campanha de vacinação foi lançada ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha e pelo secretário nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. No Paraná, o público-alvo é formado por 1,6 milhão de pessoas acima de 60 anos de idade, gestantes, trabalhadores de unidades de saúde, crianças ente 6 meses e 2 anos e presidiários. A Secretaria Estadual de Saúde tem como meta a imunização de pelo menos 80% dessa população. Já em Curitiba, a campanha inclui 158 mil idosos, 30 mil crianças entre 6 meses e 2 anos, 15 mil gestantes e 100 indígenas da comunidade do bairro Caximba. A meta é imunizar 203.100 mil pessoas.

Pela primeira vez, o grupo prisional receberá a vacina durante a campanha nacional. Cerca de 500 mil presos no Brasil receberão doses contra a gripe, bem como contra a hepatite B, a difteria, o tétano tipo adulto, o sarampo, a caxumba, a rubéola e a febre amarela.

A vacina fabricada para a mobilização nacional contém os três principais vírus da Influenza que circularam no ano passado, incluindo o da gripe A (H1N1). A dose é única, com a exceção das crianças. Bebês que tenham mais de 6 meses e menos de 2 anos devem receber duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas. Já as crianças que foram vacinadas no ano passado deverão tomar apenas uma.

Segundo o secretário nacional de Vigilância em Saúde, a vacina é segura, inclusive para grávidas em qualquer período da gestação, e não provoca gripe, pois é elaborada com o vírus morto. A única contraindicação feita pelo Ministério da Saúde é para pessoas com alergias severas à proteína do ovo. Nesses casos, o paciente deve procurar um médico antes de receber a dose.

Brasil

No cenário nacional, a meta do governo é vacinar 24,1 milhões de pessoas. No total, 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde receberão as vacinas. Segundo o ministério, neste ano foram investidos R$ 260,3 milhões em 33,9 milhões de doses. No ano passado, 84% do público-alvo foi imunizado, cerca de 25,13 milhões de pessoas. "Em 2011 tivemos redução de 66% de óbitos e 44% de internações geradas pela Influenza graças à vacinação e o uso do antigripal", disse o ministro Padilha durante o lançamento da campanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]