• Carregando...

"Não é apenas uma campanha, como acontece com a vacina contra a gripe, por exemplo. É uma ação contínua que sempre estará à disposição da população gratuitamente".

Juliane Oliveira, diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS).

A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), que começou no dia 10 de março em todo o país, já imunizou aproximadamente 74 mil adolescentes de 11 a 13 anos em todo o estado. Em Curitiba já foram mais de 17 mil meninas, o que representa 55% da meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estipulada em 32 mil adolescentes desta faixa etária até o final do ano, cerca de 80% do público. No estado, o índice da meta está em 36%. A intenção é vacinar pelo menos 208 mil das 260 mil meninas correspondentes à faixa etária.

O HPV é responsável por grande parte dos casos de câncer de colo de útero no país e no mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) lembra que além da vacina, a prevenção do câncer de colo de útero pode ser feita com o uso de preservativos e com a realização de exames preventivos.

A vacina contra o HPV entrou no Calendário Nacional de Vacinação a partir deste ano e em Curitiba está disponível em qualquer uma das 109 unidades básicas de saúde. Isto significa que a vacina vai estar disponível de forma permanente e gratuita todo ano.

Na primeira fase de implementação, neste ano, a população alvo da vacinação é de adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos. Em 2015, ela também passa a ser ofertada para meninas entre 9 e 11 anos e, em 2016, para meninas que completam nove anos.

O processo de imunização consiste em três etapas. Após a 1.ª dose, é necessário que as adolescentes retornem depois de seis meses à unidade básica de saúde para tomar a 2.ª dose. A vacina ainda tem uma 3.ª dose, que deve ser tomada cinco anos após a 1.ª dose.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]