• Carregando...

Confira os locais de vacinação que funcionarão no sábado (23) em Curitiba

Os postos de vacinação cujos horários não são mencionados funcionarão entre 10h e 17h

Bairro Novo

- Supermercado Condor (Isaac Ferreira da Cruz, 3868)- Casa China (Isaac Ferreira da Cruz, 3330)- Supermercado Storil (R Jose Manoel Voluz esquina com Francisco José Lobo)

Boa Vista

- Parque Tanguá- Parque São Lourenço- Mercado Wall Mart Av. Paraná 1250- US Bairro Alto, das 08:00 às 18:00hrs. Rua Jornalista Alceu Chichorro 314

Boqueirão

- Jardim Zoológico (Rua João Miqueleto s/n Alto Boqueirão)- Shopping Cidade- Big (xaxim) Rua Francisco Derosso 2973

Cajuru

- Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Riguski s/n)- Shopping Jd. Américas- Wal-Mart (Av Comendador Franco esq.c/ Coronel Francisco H. dos Santos)

CIC

- Supermercado Dip (rua: Léa Moreira de Souza - Moura – em frente ao Terminal do CIC)

Matriz

- Shopping Curitiba- Shopping Estação- Shopping Cristal- Pollo Shopping Alto da XV

Portão

- Shopping Palladium- Shopping Total- Shopping Popular- Supermercado Angeloni (Av. República Argentina, 900)- Supermercado Muffato (Rua Eduardo Carlos Pereira, 3605)- Mutirão da Cidadania (Rua da Cidadania do Portão)

Pinheirinho

- Supermercado Big (Winston Churchill, 1734)- Supermercado Condor (Winston Churchill, 2222)

Santa Felicidade

- Shopping Barigüi- Parque Barigüi - US Santa Felicidade (Via Veneto, 10, 8:00 às 16:00 hs)

A segunda etapa da Campanha Estadual contra a Poliomilite, que terminaria nesta sexta-feira (22) no Paraná foi prorrogada novamente, desta vez até o dia 12 de setembro. As doses podem ser tomadas por crianças de 0 a 5 anos, de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde do estado entre 8 e 17 horas.

Desta vez, além da ainda baixa cobertura, a assessoria de imprensa da Sesa explica que a campanha foi estendida para manter a proposta de vacinação em família, já que até o dia 12 acontece também a imunização contra a rubéola para adultos. Segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), até esta sexta-feira, do total de 818.458 crianças, 692.473 (84,61%) tomaram a dose no estado. "O índice ainda não é o esperado. Precisamos até o final da campanha atingir pelo menos 95% da população menor de cinco anos para que não ocorra o reaparecimento da paralisia infantil no Estado", disse o secretário de saúde Gilberto Martin à Agência Estadual de Notícias. A média está acima da registrada nacionalmente, que é de 82,03%.

Inicialmente programado para acontecer apenas no dia 9, o prazo para imunização já havia sido prorrogado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) porque, na ocasião, o estado vacinou apenas 57,71% das crianças menores de 5 anos. O Ministério da Saúde considera satisfatória a imunização de 95% da população-alvo.

Na primeira etapa da campanha, realizada em junho, o Paraná alcançou a marca de 97,89%, ou seja, 801.227 pessoas imunizadas. Na ocasião, o prazo também foi prorrogado, mas houve maior participação da população no primeiro dia da campanha.

O último registro de poliomielite na América do Sul aconteceu em 1991, no Peru. No Brasil, não há registros desde 1989 e no Paraná desde 1986. O último caso ocorreu em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba.

Rubéola

A campanha de vacinação contra a rubéola, que também começou no dia 9 e vai até o dia 12 de setembro, já atingiu cobertura inicial de 38,55% (1,3 milhão em um universo de 3,5 milhões). A vacina se destina a adultos de 20 a 39 anos, de ambos os sexos. O foco principal é reduzir as chances de contágio de gestantes e, com isso, a ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). A média nacional de vacinação é de 41,97% (29,4 milhões de pessoas de 70,1 milhões pretendidos).

A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus que atinge principalmente as crianças. Provoca sintomas como febre, manchas pelo corpo, dor nas articulações, perda de apetite e tosse.

Curitiba

Em Curitiba, a secretaria municipal da saúde realizará vacinação também durante este final de semana. No sábado (23), haverá locais extras de vacinação para crianças e também para adultos (confira os endereços ao lado), além dos Centros de Urgências Médicas, que funcionam 24h.

Já no domingo (24) os locais de vacinação serão a Feirinha do Largo da Ordem (para paralisia infantil e rubéola) e o estádio Couto Pereira, que sediará a partida Coritiba x São Paulo (somente para rubéola).

Técnicos estarão fora e dentro do estádio, próximo aos cinco portões de acesso aos diferentes setores para fazer a vacinação. Segundo a secretaria, o objetivo é acelerar o cumprimento da meta da campanha de vacinação, que até 12 de setembro deve imunizar pelo menos 95% das cerca de 650 mil pessoas na faixa etária residentes na cidade.

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil em Curitiba chegou a 111.838 doses aplicadas até a quarta (20), o que representa 91,6% das 122.037 crianças com até 5 anos residentes na cidade. Já a cobertura da vacina contra a rubéola está em 45,7%, índice considerado satisfatório. Foram vacinados 134.850 homens e 162.827 mulheres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]