• Carregando...

Começa nesta segunda-feira (6) a vacinação nacional contra o rotavírus, uma das principais causas de morte de crianças em países em desenvolvimento. Somente no Paraná, foram distribuídas 27 mil doses da vacina para os postos de saúde. A previsão da Secretaria Estadual de Saúde é que mais 35 mil doses devem chegar ao estado até o fim do mês.

A vacina para a doença, que causa uma diarréia aguda, estará disponível apenas para crianças com idade entre um mês e meio e cinco meses. Elas deverão tomar duas doses cada. A primeira é feita para quem tem entre seis e 14 semanas. A segunda dose é para crianças com idade entre 14 a 24 semanas.

Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, a campanha nacional deve evitar a morte de 850 bebês por ano. Além disso, a vacina ajudará a reduzir em 42% das internações por gastrenterite infecciosa em crianças de até cinco anos. O que significa a diminuição de cerca de 45 mil atendimentos nas unidades de saúde.

Em todo o Brasil, foram distribuídas 539,2 mil doses. Destas, 27 mil foram mandadas ao Paraná. Para atender às quase 3 milhões de crianças que nascem todo ano, o Ministério da Saúde adquiriu 8 milhões de doses da vacina, que foram produzidas ao custo unitário de R$ 15,00. A mesma vacina pode chegar a custar R$ 200 na rede privada.

De acordo com o site da Prefeitura de Curitiba, a vacina anti-rotavírus, chamada de Rotarix, estará disponível em todos os postos de saúde da capital paranaense. As vacinas estarão disponíveis para a população durante o ano todo.

Rotavírus

Os sintomas mais comuns do rotavírus são diarréia, vômito e febre. Os sintomas podem durar de dois a 14 dias. Ao identificar tais sintomas, os pais devem levar a criança imediatamente a um posto de saúde.

A diarréia pode levar a desidratação rápida, desnutrição crônica, retardo do crescimento e da evolução intelectual e até mesmo, nos casos mais graves, à morte.

No Paraná, segundo a Agência Estadual de Notícias, ainda não foram registrados surtos de rotavírus neste ano. Em 2005, ocorreram 45 casos em nove surtos, em quatro cidades diferentes.

Saiba mais sobre o rotavírus na reportagem em vídeo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]