• Carregando...
Na capa do novo documento, a imagem do Cruzeiro do Sul parece estar truncada. A posição da estrela Epsilon, popularizada com o nome de Intrometida, está errada.  Ela deveria estar à direita, mas está à esquerda. | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Na capa do novo documento, a imagem do Cruzeiro do Sul parece estar truncada. A posição da estrela Epsilon, popularizada com o nome de Intrometida, está errada. Ela deveria estar à direita, mas está à esquerda.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O passaporte brasileiro tem nova versão, lançada nesta sexta-feira (10). Entre as mudanças está a validade do documento, que passa de cinco para dez anos. Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com a medida, o Brasil estará alinhado com o padrão adotado em outros países. As informações são da Agência Brasil.

“Estávamos tendo um grande acúmulo de pedidos de expedição de passaporte e de renovação e não havia sentido manter uma tradição que não é seguida no mundo”, disse o ministro.

Com a mudança na validade, os itens de segurança foram reforçados. Foi adotado outro padrão de criptografia para a assinatura digital, com o objetivo de aumentar a segurança dos dados gravados no chip. A capa tem um novo visual, e também foram feitas modificações na imagem fluorescente, que não pode ser vista a olho nu.

De acordo com o ministro, os elementos de segurança adotados dificultam a falsificação do documento. “Quando a tecnologia avança, o crime também se apropria da tecnologia para avançar, então o Estado tem que estar atento a isso”, disse Cardozo.

Na entrevista coletiva, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Leandro Daiello, ressaltou que os elementos de segurança no documento brasileiro possibilitaram a aprovação do aumento da validade. “O Brasil passou por uma série de aprovações de testes dos seus elementos de segurança. Aprovados, [isso] possibilita que o nosso documento, então, tenha uma validade de dez anos. Nós nos equiparamos aos elementos de segurança dos passaportes no mundo”, disse.

Segundo Cardozo, quem ainda tem o passaporte no modelo antigo pode usá-lo até o fim do prazo de validade. Para as novas emissões, será cobrada taxa de R$ 257,25 reais. De acordo com o ministro, desde 2006, o valor não era reajustado e a atualização foi feita pelo valor da inflação. Na solenidade de lançamento do documento, o ministro fez a entrega de dois passaportes a cidadãos.

O Ministério das Relações Exteriores informou que o novo passaporte será lançado no exterior a partir de agosto, de forma escalonada. “A defasagem em relação ao lançamento no Brasil decorre da necessidade de adequar as entregas do novo material pela Casa da Moeda e os imperativos logísticos para distribuir esse material para os cerca de 200 postos no exterior”, explica o Itamaraty em nota.

Os consulados brasileiros na América do Sul e América Central serão os primeiros a fazerem a emissão. Logo depois, o documento será emitido na África, Ásia, Europa e Oceania. A previsão é de que em outubro o passaporte seja emitido também na América do Norte.

A nota do Itamaraty destaca que o aumento da validade era uma demanda antiga dos brasileiros que vivem no exterior. “O lançamento do novo passaporte constitui um marco importante no processo de aperfeiçoamento constante dos serviços consulares”, diz o comunicado. Na prática, o prazo de validade maior ajuda quem precisa frequentemente de vistos para países com procedimentos mais rigorosos, como os Estados Unidos.

Cruzeiro do Sul

Na capa do documento divulgado pelo Ministério da Justiça, a imagem do Cruzeiro do Sul parece ter saído truncada. A posição da estrela Epsilon, popularizada com o nome de Intrometida, está errada. Ela deveria estar à esquerda, entre as estrelas Alfa (Estrela de Magalhães) e Beta (Mimosa), mas está à direita, entre as estrelas Alfa e Delta, a Pálida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]