• Carregando...

Cerca de 20 mudas de árvores plantadas nesta semana pela prefeitura de Curitiba na Avenida Marechal Floriano Peixoto foram arrancadas na madrugada de quinta-feira. De acordo com a prefeitura, foram plantadas cerca de 290 árvores nativas ao longo da via. Desde o início da gestão de Gustavo Fruet, cerca de 14 mil árvores foram plantadas em vias públicas da cidade. Pelo menos 40% delas sofreram com a ação dos vândalos.

A diretora do departamento de produção vegetal do Horto da Barreirinha, Érica da Costa Mielke, explica que o tempo para que uma muda fique apta para ser plantada nas ruas é de três a quatro anos. "Quando ela atinge o porte adequado é que está pronta", conta. A altura mínima para que a planta possa sair do horto para as vias públicas é de um metro e oitenta. "O diâmetro do tronco maior dificulta que as pessoas quebrem a árvore", justifica Érica. Quando uma muda plantada nas ruas é danificada, não pode ser reaproveitada, segundo a diretora. "São quatro anos de trabalho jogados fora", diz.

Por ano, a prefeitura de Curitiba recebe 15 mil pedidos de corte ou poda de árvores em vias públicas. Destes, 75% são negados e apenas 25% autorizados. "Uma cidade precisa de árvores para funcionar", afirma a diretora. "Sem elas haveria muito mais problemas do que varrer uma calçada", completa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]