• Carregando...

Uma ação de vandalismo provocou a perda de 1.835 doses de vacinas que previnem várias doenças em Nova Santa Rosa, no Oeste do Paraná. Durante o final de semana, vândalos desligaram a energia elétrica do centro de saúde provocando o descongelamento de duas geladeiras que armazenavam o material.

De acordo com Mário Valdir Schweig, diretor administrativo da unidade de saúde, a ação foi percebida na manhã desta segunda-feira (16) quando os funcionários chegaram ao trabalho. Ele acredita que a interrupção durou pelo menos 24 horas. "As vacinas são bem sensíveis", declara.

Quem procurou a unidade na segunda-feira (16) para aplicação de vacinas precisou retornar nesta terça-feira. A 20ª Regional de Saúde de Toledo já substituiu parte do material que foi perdido. Antes do recolhimento adequado para o descarte das vacinas estragadas, a regional vai emitir um laudo, o que é de praxe em casos como estes.

Schweig diz que este foi o primeiro caso de vandalismo na unidade de saúde. "A pessoa que fez isso não imaginava o prejuízo. É a população quem sai prejudicada", avalia. A ação dos vândalos causou um prejuízo de R$ 9,3 mil aos cofres públicos.

Os vândalos estouraram um cadeado que fica no relógio do contador de energia para interromper o fornecimento de luz. A prefeitura anunciou algumas medidas como a instalação de câmeras e uma grade para reforçar a segurança.

O caso está sendo investigado pela polícia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]