• Carregando...
Água do riacho ficou branca por causa do álcool derramado, de acordo com os bombeiros comunitários | Sirlei Lopes / Bombeiros Comunitários Reserva
Água do riacho ficou branca por causa do álcool derramado, de acordo com os bombeiros comunitários| Foto: Sirlei Lopes / Bombeiros Comunitários Reserva
  • O trabalho de contenção do vazamento e limpeza continua nesta sexta-feira

O vazamento de álcool gerado pelo descarrilamento de um trem em Reserva, nos Campos Gerais, na madrugada da quinta-feira (17), contaminou as águas de um riacho que fica próximo ao acidente. De acordo com relato dos bombeiros comunitários que atenderam a ocorrência, a água era usada por agricultores da região em plantações e na criação de animais e agora está inutilizada.

Nesta sexta-feira, horas depois do acidente, ainda havia vazamento de álcool no local, conforme relato dos bombeiros. Sirlei Lopes, bombeira comunitária, diz que coletou parte da água do riacho para análise. "Virou álcool puro", diz.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi acionado mas, até o momento e de acordo com Sirlei, ainda não havia enviado técnicos ao local por ser feriado. "Quem mora ali perto ficou sem água. E é perigoso que essa água contaminada chegue até outro rio maior", lamenta.

Equipes da América Latina Logística (ALL) continuam os trabalhos de contenção do vazamento. O relatório ambiental da empresa sobre o impacto do acidente deve ser finalizado apenas na semana que vem, por causa do feriado, segundo a assessoria de imprensa da empresa.

Descarrilamento

A composição estava carregada com açúcar e álcool e parte da carga vazou dos vagões. No total, 13 vagões saíram dos trilhos. Ninguém ficou ferido.

O trem havia partido de Maringá, na região Noroeste, com destino ao Porto de Paranaguá, no Litoral. A ALL informou que abriu uma sindicância para apurar as causas do acidente.

Durante a madrugada, equipes dos bombeiros e da ALL trabalharam no resfriamento do trem. O trabalho de limpeza da região deve durar pelo menos mais quatro dias. Os trilhos já foram liberados, portanto o acidente não vai atrapalhar a passagem de outros trens.

A localidade de Paineiras, onde houve o descarrilamento, é povoada por pequenos agricultores e, conforme os bombeiros, há muitas propriedades rurais próximas ao local do descarrilamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]