• Carregando...
Doático Santos e Edson Fink: trabalho de formiguinha para firmar acordos de paz | Roberto Moreyra/ Agência O Globo
Doático Santos e Edson Fink: trabalho de formiguinha para firmar acordos de paz| Foto: Roberto Moreyra/ Agência O Globo

"Ao longo de muitos anos as torcidas ficavam misturadas dentro do estádio. Hoje, você fica perplexo com essa selvageria."

Edson Fink, presidente da Confraria do Coritiba

Num clima de receio em relação ao comportamento das torcidas no Atletiba de hoje, torcedores da "Velha Guarda" de Coritiba e Atlético Paranaense se reuniram na manhã de ontem na Boca Maldita para pedir paz durante o clássico. O evento, intitulado "Chamada pela Paz no Futebol", foi realizado pela Confraria do Coritiba e pela Confraria Atleticana, que reúne torcedores mais velhos de ambos os times.

O jogo, que ocorrerá na Arena da Baixada a partir das 17 horas, é decisivo para os dois clubes. O Coritiba luta por uma vaga na Libertadores, enquanto o Atlético tenta escapar do rebaixamento para a série B. Para evitar tumultos e brigas entre a torcida, a Polícia Militar deve colocar mais de 900 agentes nas ruas. Policiais civis e da Guarda Municipal também devem trabalhar no evento.

O presidente da Confraria Atleticana, Doático Santos, diz que a iniciativa visa a combater "os atos de selvageria e violência das torcidas que mancham o futebol". Santos diz estar confiante de que as duas maiores torcidas organizadas dos dois clubes, Fanáticos (Atlético) e Império Alviverde (Coxa), irão cumprir o compromisso firmado com a PM e o Ministério Público de manter a ordem dentro e fora dos estádios.

"Não existe em Curitiba uma família 100% coxa-branca, ou 100% atleticana. Você sempre tem parentes, amigos e colegas que torcem para o outro time. Nós podemos nos odiar somente em campo, não fora dele", diz o presidente da Confraria coxa-branca, Edson Fink, que criticou o comportamento antiesportivo das duas torcidas. "Ao longo de muitos anos as torcidas ficavam misturadas dentro do estádio. Hoje, você fica perplexo com essa selvageria".

Até a hora do jogo, as duas confrarias devem veicular mensagens de paz nas redes sociais e em alguns sites e fóruns na Internet mantidos por torcedores, como o Coxanautas e o Furacao.com. Antes do jogo, cada confraria pretende entregar panfletos à sua respectiva torcida pedindo um bom comportamento dentro da Arena. De acordo com os dois presidentes, a torcida que perder deverá doar seis cestas básicas a uma instituição de caridade indicada pela torcida vencedora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]