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A influência da velocidade dos ônibus biarticulados, que cortam a cidade de Curitiba por canaletas exclusivas, em acidentes com pedestres é motivo de divergências. Segundo a psicóloga Iara Thielen, a velocidade dos "vermelhões" é incompatível com o grande número de transeuntes em alguns locais. "Justamente por saber que uma freada brusca implica em danos tanto para os passageiros dentro do carro como aos pedestres, acho que a velocidade deveria ser menor em alguns locais", afirma.

Já a coordenadora do Núcleo de Educação e Cidadania da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), Maura Moro, afirma que a velocidade e o tempo do percurso dos ônibus biarticulados são "muito bem estruturados". "Os motoristas não têm por que se apressar, porque chegar antes do horário também dá punição", explica.

O gerente da empresa Cidade Sorriso, Cícero Domingos, afirma que os biarticulados possuem limite máximo de velocidade estipulado em 55 quilômetros por hora, mas a média é de 26. "É um veículo que tem 24 metros de comprimento e uma necessidade de frenagem de acordo com a lotação. Cada motorista anda de acordo com o bom senso", diz. (TB)

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