• Carregando...

Dois dia depois da implantação do binário (rua paralelas com sentidos opostos), no Campina do Siqueira, em Curitiba, moradores e comerciantes da região já se preocupam com a quantidade e a velocidade dos carros que passam pela Rua Major Heitor Guimarães. A rua costumava registrar fluxo de 700 veículos por hora em alguns cruzamentos. Com o novo sistema, cerca de 2 mil veículos que chegam a Curitiba diariamente vindos de Campo Largo pela BR-277 e entravam na Mário Tourinho, agora, têm de desviar por este novo caminho.

"Esta rua virou uma pista de corrida", reclama o médico e morador da Major Heitor Guimarães há seis anos, César Boguszewski. Com a mudança, ele pensa em fazer uma reforma na casa, trocando os quartos para a parte de trás do imóvel e colocando portas duplas para isolar o barulho da rua.

Além do movimento, a segurança é outra preocupação, já que a falta de instrumentos de redução de velocidade tem dado margem a motoristas imprudentes. Segundo outro morador da região, o proprietário de uma mecânica Sílvio Alves Gomes, 30 anos, na primeira noite do binário alguns motoristas já utilizaram a pista para fazer rachas. "Para o comércio é bom, meu faturamento já aumentou 40%. Antes a rua era morta, agora o pessoal que chega do interior passa por aqui, mas estamos preocupados com a segurança", diz.

"O pior de tudo é que eles liberaram a obra antes de terminar a sinalização", afirma a dona de casa Cinira de Lurdes Machado, 43 anos, que se diz preocupada com a segurança dos filhos. A partir de agora, eles não poderão mais brincar tranqüilamente na frente de casa. " "Não sei como vou atravessar a rua, não tem sinaleiro", conta a também dona de casa e moradora da Major Heitor Guimarães Regina Eliane Mendes, 54 anos.

A prefeitura informa que a obra será totalmente concluída em abril. Foi necessária a liberação do funcionamento do binário justamente para que o projeto possa ser executado, já que, nesta fase, duas pistas da Mário Tourinho estão fechadas para revitalização.

Segundo a prefeitura, obras de drenagem, pavimentação, calçada, meio-fio, iluminação e sinalização horizontal e vertical ainda serão feitas na Mário Tourinho. Além disso, serão retiradas as calçadas no meio da pista e a rotatória no cruzamento com a Padre Agostinho. Três ruas transversais ao binário (Engenheiro Serafim Voloschen, Jerônimo Durski e Ângela Ganz) também ganharão nova pavimentação.

Dois radares serão instalados na Major Heitor Guimarães, no prazo de um mês, segundo a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran). Um deles será logo na saída da BR-277 e o outro próximo ao cruzamento com a Saldanha Marinho. Semáforos, no entanto, não estão nos planos da prefeitura para esta via.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]