• Carregando...
Presa por tráfico de drogas em 2012, Parvati trabalhava em Caracas como modelo e já havia ganho concursos de beleza em seu país | Divulgação
Presa por tráfico de drogas em 2012, Parvati trabalhava em Caracas como modelo e já havia ganho concursos de beleza em seu país| Foto: Divulgação

A venezuelana Parvati Sai Gómez Sanchez foi eleita nesta sexta-feira (22) a mais bela detenta em um concurso de beleza organizado internamente pelo Conselho da Comunidade na unidade do Centro de Reintegração Feminino em Foz do Iguaçu. Presa por tráfico de drogas no ano passado, junto com outros 10 venezuelanos que tentavam embarcar para a Turquia com 21 malas de roupas engomadas com uma solução de cocaína, Parvati trabalhava em Caracas como modelo e já havia ganho concursos de beleza em seu país.

A detenta treinou e ensaiou as outras dez concorrentes para o desfile durante duas semanas nos corredores da unidade feminina. "Nunca tinha sentido a mesma sensação em outros concursos, essa é uma situação completamente diferente", disse a presa de 23 anos que ainda não foi julgada.

Além dela, também participaram do concurso organizado pelo Conselho da Comunidade uma paraguaia e oito brasileiras. A detenta Elisandra Santos de 20 anos, presa por assalto à mão armada em setembro de 2012, ficou com a segunda colocação; e Joselaine Oliveira ficou com o título de Miss Simpatia e a terceira colocação. "É emocionante ver a transformação delas, muitas teriam oportunidade de serem modelos de verdade", disse a vencedora. As presas desfilaram duas vezes, a primeira com traje de passeio e a segunda com traje de gala.

O desfile teve apoio de lojistas que fizeram o empréstimo de roupas, sapatos e acessórios para as detentas. A escolha foi realizada por um júri formado pela vice-prefeita Ivone Barofaldi, a vereadora Anice Gazzaoi, o promotor Tiago Lisboa Mendonça e a juíza da Vara de Execuções Penais, Juliama Zanin.

O concurso encerrou uma série de atividades promovidas pelo Conselho da Comunidade relacionados à Semana da Mulher, que contou com apresentações teatrais, sessões de cinema e palestras. "Nossa intenção com isso era promover o resgate da auto-estima e valorização da feminilidade. Em anos anteriores, buscávamos auxílio com doações de produtos de higiene e até cestas básicas, hoje conseguimos superar isso e levar para elas um pouco de cultura, poesia, um pouco do cotidiano aqui de fora", disse a presidente do Conselho, Luciane Ferreira.

A intenção, segundo o diretor da unidade, Giovani da Silva é de tornar a iniciativa do Conselho da Comunidade uma ação frequente. "Além das pessoas que se sensibilizaram com a iniciativa emprestando roupas e sapatos, também tivemos todo o envolvimento das agentes que auxiliaram no preparo das detentas". Com a atenção das empresas, segundo ele, será possível ofertar cursos profissionalizantes para ativação definitiva dos cursos de corte e costura e salão de beleza. No próximo mês vagas para o curso de corte e costura serão abertas na unidade que abriga hoje 198 presas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]