O vento forte que atinge o município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, desde a madrugada deste domingo (11) causou muitos estragos na cidade. Segundo o setor de meteorologia da Base Aérea, as rajadas chegaram a alcançar 74 quilômetros por hora.

CARREGANDO :)

No bairro Tomazetti, parte do telhado da Escola Municipal de Educação Infantil Ângela Tomazetti foi levada pelo vento, na Rua Francisco Figueiró. Também há registro de destelhamentos nos bairros Rosário e Campestre do Menino Deus e na Vila Schirmer. Alguns pontos da cidade também sofrem com a queda de árvores e a falta de energia. Na Avenida Borges de Medeiros, orelhões foram arrancados pela força do vento.

Por causa da ventania, a 38ª Exposição Aeronáutica (Expoaer), que começou no sábado (10) e seguiria na tarde deste domingo, na Base Aérea, foi suspensa.

Publicidade

Os bombeiros e a Defesa Civil registraram muitos pedidos de ajuda.

Vento de mais de 80 km/h

Apesar do predomínio do sol em grande parte do dia nas áreas da Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte, intensas rajadas de vento foram registradas neste domingo (11) em algumas partes do Rio Grande do Sul. As imagens do satélite mostram uma grande quantidade de nuvens espessas e com potencial para temporais isolados na metade sul do Estado.

Em Uruguaiana, Santana do Livramento e Quaraí já choveu quase 20 mm desde as 7h. As rajadas de vento chegaram a 82,8 km/h em Uruguaiana, 74 km/h no Chuí, 78,4 km/h em Santa Maria e 72km/h em Soledade. Nas praias do Litoral Norte, venta forte com rajadas de mais de 50 km/h desde a madrugada.

Nas próximas horas, a tendência é de a frente fria avançar em direção ao norte gradativamente. Na segunda-feira (12), feriado de Nossa Senhora de Aparecida, a frente fria atua mais ao norte. Na metade sul, o dia irá começar seco com aberturas de sol. Até o fim do dia, o sol volta a predominar em praticamente todas as regiões. Na capital, as máximas neste domingo podem chegar a 30°C, enquanto a mínima ficará em 12°C.

Publicidade