• Carregando...
Chuva no início na tarde desta terça-feira alagou ruas do Centro de Curitiba. Registro nas proximidades do Passeio Público | Henry Milleo/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Chuva no início na tarde desta terça-feira alagou ruas do Centro de Curitiba. Registro nas proximidades do Passeio Público| Foto: Henry Milleo/Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Corpo de Bombeiros já registrava estragos por causa da chuva desta terça-feira
  • Registro da chuva na região da Praça Carlos Gomes
  • Chuva da terça-feira na capital
  • Curitiba volta a ter tempo instável nesta terça

A chuva que caiu por volta das 13h45 desta terça-feira (11) em Curitiba e região metropolitana deixou duas casas destelhadas: uma no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, e outra no município de Almirante Tamandaré.

Além disso, segundo informações do Corpo de Bombeiros, houve queda de árvore sobre uma residência no bairro Butiatuvinha, na capital, e outra em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba.

Conforme os bombeiros, ninguém ficou ferido nem desalojado por causa das ocorrências.

De acordo com a Secretaria de Trânsito (Setran), uma árvore caída também deixou o trânsito bloqueado na Rua Assírio Gomes Martins, nas proximidades da Travessa Taboão, até as 17h30. No bairro Ahú, os semáforos ficaram desligados na Rua Mateus Leme, nos cruzamentos com as Rua Albano Reis e Brasilino Moura. Eles foram religados entre 17h e 17h30.

Vento

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, durante a pancada de chuva desta terça-feira, o vento foi mais intenso que a própria chuva, principalmente no município de Lapa, onde chegou a atingir 65,5 quilômetros por hora, e em Fazenda Rio Grande, local em que as rajadas chegaram a 64,4 quilômetros por hora.

Em Curitiba, a chuva deixou o calor mais ameno: entre 12h30 e 15h30, a temperatura caiu oito graus. Por volta das 15h30, na capital, os termômetros registravam 20ºC.

Emergência

Em casos de emergência provocados pelos temporais, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil (199) e com o Corpo de Bombeiros (193). A Prefeitura Municipal de Curitiba também orienta como proceder em cada uma das seguintes situações:

Queda de granizoNão se abrigar debaixo de árvores e em frágeis coberturas metálicas;Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;Tenham cuidado com construção mal acabadas ou construídas.

VendavaisDesligue os aparelhos elétricos e gás e evite contato com cabos ou redes elétricas caídas;Abaixe para o piso todos objetos que possam cair;Procure não utilizar serviços hospitalares, de comunicações, a não ser que necessite realmente.

AlagamentosManter sempre pronta água potável, roupa e remédios, caso tenha que sair rápido de sua casa;Conhecer o centro de saúde mais próximo da sua casa, pode ser necessário;Desconectar os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos nas tomadas.

Para evitar inundaçõesNão construir próximo a córregos ou em barrancos que possam deslizar;Deposite o lixo em local apropriado;Sempre que necessário solicitar à prefeitura a limpeza das caixas de captação (boca de lobo);Não colocar material de construção na rua e na área da calçada;Limpar o telhado e canaletas de água para evitar entupimentos.

Após inundaçãoLavar e desinfetar os objetos que tiveram contato com as águas de enchente;Retirar todo lixo da casa e do quintal e o coloque para limpeza pública;Nunca beber água e consumir alimento que tiveram contato com a enchente ou inundação;Água para consumo deve ser fervida ou tratada com água sanitária (duas gotas de água sanitária para um litro de água) ou hipoclorito (uma gota de hipoclorito de sódio para um litro de água), nos dois casos deixar em repouso por 30 minutos para desinfetar.

Chuva em Curitiba na terça-feira

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]