• Carregando...

O vento forte aumentou a propagação do fogo nesta segunda-feira no Parque Nacional de Ilha Grande, em Altônia, na divisa do Paraná com o Mato Grosso Sul. De acordo com o Paraná TV, as chamas chegam até a margem do Rio Paraná. Bombeiros, fiscais ambientais e voluntários trabalham em duas frentes na tentativa de conter o avanço das chamas.

A direção do parque informou que espera para esta terça-feira a chegada de dois helicópteros que auxiliarão no combate às chamas. As causas do fogo ainda são desconhecidas. Ainda segundo o Paraná TV, já passa de dois mil hectares a área destruída.

O primeiro foco do incêndio foi percebido no sábado, mas o local de difícil acesso impediu a ação rápida dos guardas mantidos pelos municípios para evitar o fogo. Nesta segunda-feira o trabalho era em duas linhas de fogo: uma seguia mais rápida, ajudada pelo vento, na direção norte, onde estão os municípios de São Jorge do Patrocínio e Alto Paraíso; a outra vai na direção sul (Guaíra).

Enquanto as frentes tentam conter o fogo, bombeiros trabalham na formação de dois aceiros - terrenos desbastados em volta das matas para evitar a comunicação de incêndios - a fim de evitar a destruição total da Ilha Grande, o maior do arquipélago com cerca de 50 mil hectares. Ao todo, o parque mede 78 mil hectares. Esse é o primeiro incêndio do ano na área, mas há quatro anos, mais de 70% do parque foi destruído pelo fogo. Veja no vídeo do Paraná TV a destruição causada pelas chamas e o trabalho de bombeiros e voluntários

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]