• Carregando...
Com os dias de temperatura alta, as pessoas aproveitaram para fazer atividades ao ar livre. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Com os dias de temperatura alta, as pessoas aproveitaram para fazer atividades ao ar livre.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O veranico do mês de agosto está com os dias contados. A partir desta terça-feira (18) uma frente fria deve avançar pelo Paraná e trazer chuvas irregulares no estado e um ar mais frio. As regiões Sul, Oeste, Leste e o Litoral devem ser as primeiras a sentir as mudanças na temperatura.

Aproveitou o veranico? Mande sua foto para a gente!

Participe enviando a sua imagem para a galeria do leitor da Gazeta do Povo

De forma gradativa, a frente fria avança para o Norte nos dias seguintes. A expectativa, segundo o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar, é que entre quarta-feira e quinta-feira a população dessas regiões também comecem a perceber as mudanças de temperatura. “Essa frente fria deve avançar e levar chuva até São Paulo e Rio de Janeiro”, afirma.

Mendes explica que as chuvas serão irregulares. “Isso significa que o padrão de nebulosidade será irregular devido à baixa umidade de ar que está em todo estado”, relata.

Junto com as chuvas, as temperaturas mais baixas e o vento mais intenso serão mais frequentes no Paraná. “Isso será uma mudança que há estamos percebendo há algum tempo e o ar mais frio volta a ser frequente no estado”, explica Mendes.

Bloqueio

O calor fora de época que tomou conta do mês de agosto por quase 20 dias foi consequência de um bloqueio de massas. “Agosto sempre foi um mês de poucas chuvas, mas não por causa de um bloqueio atmosférico”, explica o meteorologista.

Com o longo período de bloqueio e a falta de chuva, o ar seco gera um estresse hídrico na agricultura. Também provoca um aumento da poluição por material particulado, poeira, fumaça e emissão de gases. Os baixos índices de umidade também trazem desconfortos para a saúde. A poeira se acumula nas vias nasais é fonte de bactérias. Para quem tem alergia, esses micro-organismos podem causar inflamação no local, o que provoca coceira no nariz e espirros.

As regiões Sul, Oeste e Sudoeste serão as primeiras regiões do Paraná a sentirem a mudança das temperaturas. A mínima prevista para terça é de 11ºC.

O fim do veranico nas cidades da região Norte do estado acontece de forma menos intensa. Entre quarta e quinta-feira, a chuva deve chegar e trazer um ar mais frio. Também haverá aumento na nebulosidade.

Nevoeiro

Na manhã desta segunda-feira (17) há a previsão de nevoeiro para Curitiba e Região Metropolitana, o que aumenta a possibilidade de fechamento do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Na última semana, o terminal teve os pousos e decolagens interrompidos por pelo menos duas horas por conta da baixa visibilidade o que causou atrasos e cancelamentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]