• Carregando...

Nada é mais inconveniente do que se preparar ansiosamente para passar as férias no litoral e ficar parado na estrada com o carro quebrado. E as panes no meio da rodovia são mais comuns do que possa imaginar. Do início do ano até o fim de novembro, a Ecovia, concessionária que administra o trecho, já havia prestado atendimento de socorro a 13.864 veículos quebrados – uma média de 41,5 por dia.

A causa mais comum de quebra, responsável por 75% dos atendimentos da Ecovia, é a pane mecânica (problemas na embreagem, correia do motor, caixa de marchas, suspensão e barra de direção). No total, 10.418 veículos pararam na BR-277 com pane mecânica, até novembro.

Problemas com pneus representam a segunda ocorrência mais atendida, com 1.979 casos (15% do total). A falta de combustível (735 casos) e os problemas elétricos (no fusível, na ventoinha, lâmpadas ou baterias, com um total de 732 atendimentos) fecham a lista somando 5% cada um, de acordo com a Ecovia.

Para evitar que algum desses problemas venha a acontecer durante as férias, a orientação é procurar com antecedência uma boa oficina mecânica para fazer a revisão do carro. O diretor do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos do Paraná, Wilson Bill, afirma que a falta de manutenção do veículo é o principal motivo da quebra no meio da viagem. "As pessoas lembram que têm que pôr gasolina só porque aparece uma luz no painel. Do resto, só costumam lembrar quando o carro não anda mais", diz Bill.

Um veículo com muitos problemas pode levar até dois dias na revisão. E preço do serviço pode chegar a R$ 3 mil para o proprietário. Já a revisão de um veículo em bom estado custa apenas R$ 250 e demora apenas quatro horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]