• Carregando...
O show da dupla Fernando e Sorocaba levou 8 mil pessoas ao Café Curaçao, mesmo com chuva | Fotos: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
O show da dupla Fernando e Sorocaba levou 8 mil pessoas ao Café Curaçao, mesmo com chuva| Foto: Fotos: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Jovens sertanejos

As duplas de sucesso bastante jovens são um fenômeno recente da música sertaneja e são responsáveis pela adesão cada vez maior de jovens ao estilo. Entre os nomes mais conhecidos estão Victor e Léo, Jorge e Mateus e Hugo Pena e Gabriel, além de Fernando e Sorocaba, de 23 e 27, que fizeram a festa no último fim de semana. A história deles começou por acaso. Em 2006, Sorocaba, que nasceu em São Paulo, foi fazer faculdade de Agronomia em Londrina e conheceu Fernando. "Na época, a gente começou a tocar nos barzinhos e a coisa foi melhorando até que se expandiu pelo Paraná inteiro com uma velocidade assustadora. Hoje estamos em todos os estados do Brasil. Temos orgulho de poder fazer parte do time dos sertanejos e trazer o sangue novo para a música", conta Sorocaba. O último sucesso da dupla, Bala de Prata, ficou entre as cinco músicas mais tocadas no Brasil em 2008.

  • O casal Viviane Bianchi e Michael Almeida de Souza: bota e chapéu até na praia

Se no verão passado o hit da estação era a música eletrônica, neste ano o estilo sertanejo invade o Litoral. Basta dar uma volta pelo calçadão para perceber que o som que toma conta dos barzinhos, lanchonetes e porta-malas abertos dos carros é a música sertaneja. Enquanto nas capitais a tendência já ganhou público fixo, numeroso e fiel, nas praias o ritmo é trazido pelos veranistas.

Nas principais casas noturnas do Litoral paranaense, sexta e sábado são dias de show. Para os fãs, que lotam as baladas, a diversão é garantida. O ritmo dançante – com músicas que falam de amor, festa e da vida interiorana – empolga a galera. No último fim de semana, o show da dupla Fernando e Sorocaba lotou o Café Curaçao, casa noturna de Guaratuba, ao reunir oito mil pessoas mesmo debaixo de chuva. "Não tem como ficar parada. É contagiante, quase uma inspiração", diz a estudante Fernanda Malinski, 16 anos. Ela e a mãe, Cláudia Ribeiro, 37 anos, curtem as festas juntas. "Estou mostrando para ela esse mundo, que integra o campo e a cidade, e que é maravilhoso", explica a médica veterinária que mora em Curitiba e passa as férias em Guaratuba.

Sertanejo universitário

Universitários do campo e da cidade são o principal público das baladas sertanejas. Muitos chegam a admitir que consideravam o ritmo brega, mas, aos poucos, foram conquistados pela atualização do estilo, que leva o nome de sertanejo universitário – uma batida mais acelerada que mistura elementos do rock, pop e do axé. "Faz três anos que comecei a gostar. Hoje, curto festa sertaneja todo o fim de semana. Sempre tem muita gente bonita, adoro!", conta a fisioterapeuta recém-formada, Loren Stadler, 21 anos, que tinha todas as músicas da dupla na ponta da língua.

Para entrar no clima do interior, a galera não se intimida com as altas temperaturas do litoral e veste mesmo chapéu e bota. "Em show sertanejo não tem como não vestir. Sem isso não é a mesma coisa", diz Viviane Bianchi, 22 anos, estudante de Direito de Joinville (SC). Ela e o namorado, Michael Almeida de Souza, 23 anos, estudante de Psicologia em Londrina, são fãs do ritmo e tem a dupla César Menotti e Fabiano como os preferidos.

* * * * *

Interatividade

E você, o que curte na balada? Qual é a música que agita sua noite?

Escreva para verao@gazetadopovo.com.br ou deixe seu comentário abaixo

Sua balada poderá fazer parte do próximo caderno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]