• Carregando...
Raquel, Maureen e Gisele em Guaratuba: até atendimento é melhor no fim da estação de praia | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Raquel, Maureen e Gisele em Guaratuba: até atendimento é melhor no fim da estação de praia| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Litoral registra o 15.º afogamento

O litoral paranaense registrou ontem a 15.ª morte por afogamento nesta temporada. Edson Bernardino de Sena Júnior, de 22 anos, foi arrastado por correntes de retorno na Praia Brava de Caiobá, em Matinhos. No verão passado foram apenas oito afogamentos, em uma temporada quase 30 dias maior.

Leia a matéria completa

  • Bombeiros procuravam, ontem à tarde, corpo do rapaz que foi puxado pelo mar na Praia Brava de Caiobá

Nada de correria, ruas cheias ou areias lotadas. Passado o carnaval, quando a multidão de veranistas retorna à rotina, a tranquilidade toma conta do Litoral do Paraná e quem permanece ou visita pode aproveitar para relaxar. Esse foi o clima nas praias no último fim de semana da temporada, encerrada ontem. Apesar do movimento – cerca de 58 mil passaram pelo Litoral, segundo estimativa da Polícia Militar – não foi difícil fincar o guarda-sol, banhar-se no mar ou vigiar as crianças. Houve tempo bom no sábado e ontem, quando as temperaturas chegaram a 31ºC, mas com sensação térmica de 39ºC.

E é justamente o tempo bom e o sossego que atrai interessados em fugir do estresse da alta temporada, como a administradora Débora Menegusso, mãe de Danilo, de 1 ano e 10 meses. A gaúcha, que mora em Curitiba, sempre procura ir às praias em épocas menos conturbadas, evitando expor o menino a riscos. "Quando está muito cheio, para ele se perder é só eu olhar para o lado", diz.

A segurança das crianças também é um dos fatores levados em conta pela microempresária curitibana Raquel Fernandes, na hora de levar a filha, Maureen Hanah, de 10 anos, para a orla de Gua­­­ratuba. Mas há também outros atrativos. "Depois do carnaval tu­­­do melhora: a qualidade da água do mar, o comportamento das pessoas e o atendimento ao público", diz Raquel.

Esse clima de sossego que perdura no restante do ano é aproveitado por quem pode. O repórter fotográfico Júlio César Souza e a funcionária pública Roseane Huyer, de Curitiba, deixaram o Litoral nesse final de semana com o objetivo de retornar mais vezes em 2010. Eles têm apartamento na Praia Brava, em Caiobá, e querem aproveitar o imóvel, não so­­mente no verão. "Procu­­­ramos usar bastante porque há um investimento grande no ano", afirma Souza. "O condomínio fica por volta de R$ 350 e tem de pagar todo mês."

Temporada de liquidação

Parte do comércio de Guaratuba entrou em liquidação já no início do mês de janeiro. Nas vitrines, os descontos anunciados variam de 20% a 40%, para atrair os turistas. Mas no fim de semana depois do carnaval os preços caíram mais um pouco. Em alguns estabelecimentos, os descontos chegaram a 50%.

A estudante Viviane Piscinato, de 19 anos, que mora em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, curtia ontem pela manhã a praia do Morro do Cristo, em Guaratuba, planejando ir às compras no fim da tarde. "Normalmente, após o carnaval é bem mais barato. Liquida-se tudo", confirma a moça.

"Tudo fora de temporada fica mais barato: restaurantes, lojas, posto de gasolina", diz o vendedor Thiago Frigo, de 24 anos, que vive em Guaratuba. E se depois do carnaval os preços caem um pouco, é passando o feriado da Páscoa que a vida financeira volta de vez ao normal perto do mar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]