Veranista aproveita a praia em Guaratuba antes da chegada da multidão para o Natal e ano-novo.| Foto: Rodrigo Félix Leal/Gazeta do Povo

Para quem quer curtir o litoral em paz no verão, o sossego acabou. A partir desta quinta-feira (22), uma multidão começa a chegar às praias para o Natal e ano-novo.

CARREGANDO :)

A previsão da Ecovia, concessionária de pedágio que administra o trecho entre Curitiba e Paranaguá, é de que 12 mil veículos desçam a serra nesta quinta (22) – o dobro do movimento de um dia normal. Sexta-feira (23), será o pico do trânsito sentido litoral antes do Natal, quando 18 mil veículos, o triplo da média, passarão pelo pedágio.

No ano-novo, o movimento volta a aumentar. Serão 300 mil veículos a caminho das praias no período de uma semana a partir de segunda-feira (26). O pico da temporada será sexta-feira (30), quando 36 mil veículos se deslocarão para as praias - seis vezes acima do fluxo normal.

Publicidade

Sem tumulto

Gisele do Carmo e Alexsandro Richeter fugiram do tumulto para curtir com mais tranquilidade a praia coma filha Alana. 

Para fugir do tumulto, muitas famílias, em especial as com crianças pequenas, aproveitaram para ir à praia antes da chegada da multidão. Uma delas é a do operador de máquinas Alexsandro Richeter, 36 anos, e da técnica em enfermagem Gisele do Carmo Macedo, 29 anos, que ficaram em Guaratuba com a filha Alana, de 2 anos, de segunda-feira (19) até essa quinta, quando retornam à Ponta Grossa, nos Campos Gerais. “O bom de vir antes é que a gente fica mais à vontade, tem mais espaço na praia. Ano passado a gente veio no meio do verão e foi difícil. Era muito tumulto e assustava o bebê”, explica Gisele.

O supervisor de materiais Edgar Rocha Kuchma, 37 anos, adota com a esposa, a técnica de segurança Joseane de Souza, 37 anos, a tática de ir para a praia antes da invasão há 10 anos. Quarta-feira (21), o casal e os filhos Matheus, 7 anos, e Alice, de apenas 8 meses, se divertiam sem estresse na praia do Morro do Cristo, também em Guaratuba.

“A gente vai voltar para Curitiba nesta quinta para fugir da bagunça. O bom de vir antes é que dá para curtir tranquilo. Não tem trânsito, não tem fila, não tem som alto e ainda dá para economizar porque os preços são mais baratos”, explica Edgar. Ele cita o caso do restaurante em que estavam se alimentando, onde o preço do buffet subiu de R$ 16 para R$ 30 quarta-feira (21), o primeiro dia do verão.

Já o casal Marciano dos Santos, auxiliar administrativo de 36 anos, e a auxiliar de cartório Carolina Odoni, 30 anos, preferiu esse período para se deslocar de Coronel Vivida, no Sudoeste do estado, a Guaratuba justamente para garantir a diversão dos filhos Érica, de 11 anos, e Otávio, de 2 anos. “Com a praia assim vazia dá para deixar as crianças brincarem mais à vontade. Se estivesse aquele monte de pessoas aqui na praia, a gente teria que ficar de mãos dadas com eles o tempo todo para não se perder”, ressalta Marciano.

Publicidade
Praia do Morro do Cristo, em Guaratuba., antes da invasão dos veranistas.
Praia do Morro do Cristo, em Guaratuba.
Praia do Morro do Cristo, em Guaratuba.
O casal Edgar Rocha Kuchma e Joseane de Souza com os filhos Matheus e Alice na praia em Guaratuba.
Praia do Morro do Cristo, em Guaratuba.
O casal Marciano dos Santos e Carolina Odoni com os filhos Érica e Otávio em Guaratuba.
Criança brinca na praia do Morro do Cristo, em Guaratuba.
Mãe e filha curtem os últimos dias de tranqulidade na praia de Guaratuba.
Família chega à praia do Morro do Cristo em Guaratuba.
Veranista curte a praia de bicicleta em Guaratuba.
Veja também
  • Veja como era o Natal de Curitiba em outras épocas
  • Furto em residências aumenta no verão; saiba como se prevenir
  • Deixou as compras de Natal para última hora? Confira horários e dicas para não ter “dor de cabeça”
  • Confira o que abre e fecha em Curitiba no Natal e no ano-novo