• Carregando...
O taxista Antônio da Silva, 65 anos: academia três vezes por semana e mais 10 km de corrida | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
O taxista Antônio da Silva, 65 anos: academia três vezes por semana e mais 10 km de corrida| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Programe-se

Veja onde e quando se inscrever nas academias públicas

Academia do Governo do PR

- Endereço: R. Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020, Capão da Imbuia

- Inscrições: sempre no 1º dia útil do mês

- Informações: (41) 3361-7787

Centro De Atividades Físicas Judith Passos

- Endereço: R. Dr. Aluizio França, na antiga Olaria do Parque Barigui

- Inscrições: 4/2 (de segunda à sexta-feira)

- Informações: (41) 3240-1104

Centro de Atividade Física Tatuquara

- Endereço: Av. Pero Vaz de Caminha, 560

- Inscrições: sempre na 1ª sexta-feira do mês

- Informações: (41) 3396-5671

Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser

- Endereço: Praça Oswaldo Cruz, s/nº, ao lado do Shopping Curitiba

- 25/02 (abre inscrições a cada 15 dias)

- Informações: (41) 3321-2708

Quem ainda não entrou na forma física ideal neste verão já pode começar a pensar no próximo. Para dar uma mãozinha no plano, é possível aproveitar uma das mais de 1,8 mil vagas oferecidas pelas academias públicas de Curitiba.

No Capão da Imbuia, o governo do estado mantém uma academia com mais de 30 equipamentos, além de esteiras e bicicletas ergométricas. A academia recebe inscrições no primeiro dia útil de cada mês e começa a funcionar na próxima segunda-fei­­ra. Para começar a malhar, basta ter mais de 18 anos e levar atestado médico com liberação para atividades físicas, além dos documentos pessoais.

"Atendemos mais de 600 pessoas em 11 turmas por dia, dividas em manhã, tarde e noite. O interessado precisa escolher se treinará segunda, quarta e sexta-feira ou às terças e quintas", diz Casemiro Guinski, 52, um dos coordenadores do local, que ressalta a única contrapartida do inscrito: doar por mês duas latas de leite em pó, que são repassadas a instituições de caridade.

O taxista Antônio da Silva é aluno da academia desde 2007. Até aquela época, porém, ele jamais havia engatado uma sequência de supino ou leg press. "Trabalho em uma profissão na qual meus colegas ficam sentados na maior parte das suas vidas", afirma Silva.

Hoje com 65 anos, Silva treina três vezes por semana e ainda corre 10 km em uma pista ao lado do centro de condicionamento físico. "Agora, estou correndo uns metros a mais para garantir fôlego nas competições."

Exemplos como o de Silva também podem ser encontrados em outros pontos de Curitiba. A prefeitura mantém academias públicas no Bigorrilho, Centro e Tatuquara – cada uma delas com 400 vagas, em média. O funcionamento é similar ao da academia do governo estadual: é preciso escolher uma faixa de horário e ter em dia exames médicos e documentos pessoais. No caso municipal não há necessidade de entregar donativos, mas as aulas começam apenas a partir do próximo dia 14.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]