• Carregando...
Os dois lados de uma só escolha - A foto acima foi escolhida pelo fotógrafo Jonathan Campos, que faz parte da equipe que está cobrindo o verão na Gazeta do Povo, como a melhor do desafio enfrentado pelo contador Eduardo Santos. Segundo ele , o fato de Eduardo  ter  flagrado o grupo correndo dá mais movimento à imagem.  Melhor do que tê-los fotografado parados. O fotógrafo aprendiz explica que pediu para o grupo fazer uma fila, na expectativa de registrar todo mundo com nitidez e aproveitar melhor a paisagem | Eduardo Santos
Os dois lados de uma só escolha - A foto acima foi escolhida pelo fotógrafo Jonathan Campos, que faz parte da equipe que está cobrindo o verão na Gazeta do Povo, como a melhor do desafio enfrentado pelo contador Eduardo Santos. Segundo ele , o fato de Eduardo ter flagrado o grupo correndo dá mais movimento à imagem. Melhor do que tê-los fotografado parados. O fotógrafo aprendiz explica que pediu para o grupo fazer uma fila, na expectativa de registrar todo mundo com nitidez e aproveitar melhor a paisagem| Foto: Eduardo Santos

Equipamento

Cuidar bem da câmera fotográfica garante bons registros por mais tempo

- Se a câmera cair na água não a ligue. Isso pode causar um curto-circuito no equipamento.

- Evite que o aparelho fique na areia para não sujá-lo e estragá-lo.

- Não coloque a mão molhada na lente. Use lenço de papel para limpar.

- Procure proteger a câmera do sol em uma bolsa. O cartão de memória pode ser danificado se exposto por muito tempo ao sol.

Quem for designado ao posto de fotógrafo da turma neste verão, que respire fundo e leia esta matéria até o fim. Mesmo sem entender muito sobre fotografia, é possível registrar os bons momentos das férias na praia.

Um exemplo disso é o contador Eduardo Santos, 31 anos, que mora em São Paulo e aproveitou as férias para arriscar alguns cliques em Caiobá. "Faz um ano e meio que comecei a fotografar. Aprendi algumas coisas sozinho, mas não tenho ainda muito conhecimento técnico", conta.

Mesmo assim, Eduardo aceitou o desafio de fotografar tudo o que via pela frente durante uma tarde na praia e, para isso, contou com o auxílio do fotógrafo Jonathan Campos, da Gazeta do Povo.

En­­quanto fotografava, Eduardo já ia mostrando as imagens ao fotógrafo no display da câmera, decorando os macetes e experimentando outras maneiras de fazer a mesma imagem. A proposta foi fazer imagens mais descontraídas. A foto que está nesta página foi escolhida por Campos, que gostou do visual da paisagem e da brincadeira do movimento. "Uma coisa legal foi que o Eduardo usou flash nas fotos de praia, o que preenche as imagens e elimina eventuais sombras no rosto."

Bons conselhos

Quer saber como conseguir o clique ideal?Os fotógrafos Silvio Ribeiro e Antonio Costa, da equipe da Gazeta do Povo, dão algumas dicas simples como cuidar da luz e conhecer bem o equipamento em mãos para valorizar ainda o material

- Ouse – Fugir da fotografia tradicional, com paisagens e pessoas centralizadas, pode diversificar seu álbum de viagem. Não tenha medo de procurar enquadramentos diferentes e ousar. "Dar uma proporção maior ao céu do que à terra e tomadas diferentes de ângulo, que fogem ao tradicional do olho humano, são boas soluções", sugere Silvio Ribeiro, editor de fotografia.

- Contra-luz – Cuidado! As câmeras absorvem muita luz, o que pode atrapalhar os cliques, especialmente aqueles, feitos de manhã com o mar de pano de fundo. "Se der, use o flash, para dar uma luz de enchimento e não deixar a pessoa muito escura na frente", explica Antônio Costa. Fotografar durante a tarde é mais fácil. "Fica sempre melhor porque a luz está a favor do fotografado", ressalta Costa. Sem contar que você elimina sombras indesejáveis.

- Flash – Ninguém quer aparecer de olhos vermelhos nas fotos. Para evitar o problema, a dica de Silvio Ribeiro é procurar câmeras que tenham um pré-flash. Além de preencher e iluminar a imagem, ele pode dar noção de movimento. "Quem usa o flash e tem um equipamento com mais recursos, pode diminuir a velocidade para dar um efeito de movimento", orienta.

- Cortes – Não dá para estragar aquela foto, com a pose caprichada, porque as pessoas saíram sem os pés ou o topo da cabeça. Por isso, atenção ao clicar para não deixar nenhum pedaço de fora quando a ideia é ter uma foto de corpo inteiro. "Eu acho bacana enquadrar a pessoa da cintura para cima. O resultado quase sempre é muito bom", conta Antônio Costa.

***Envie suas fotos e vídeos para as galerias da Gazeta do Povo. Além do site, as melhores fotografias serão publicadas todos os sábados no caderno Verão na edição impressa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]