• Carregando...
Amanhecer na Baia de Antonina | Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Amanhecer na Baia de Antonina| Foto: Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo

2012, o ano das máximas

A temperatura mais alta já registrada em Antonina desde 1997, quando o Simepar iniciou a medição no Litoral do estado, foi de 42,7°C em setembro e outubro de 2012. No mesmo ano, os termômetros marcaram a máxima absoluta registrada em dezembro: 41,2°C.

Litoral tem semana de chuva e calor

O Litoral paranaense começa essa segunda-feira (29) com tempo instável devido a uma frente fria que se desloca pelo Oceano Atlântico. Pancadas de chuvas isoladas e muitas nuvens marcam a faixa litorânea, que pode encarar, também, rajadas de ventos moderados e fortes. O clima fica abafado no decorrer da tarde e as temperaturas não caem: em Guaratuba e Matinhos a máxima é de 27°C; em Pontal do Paraná, 33°C; e em Antonina e Morretes, 34°C.

O município de Antonina, no Litoral do Paraná, registrou no domingo (28), às 14h15, a temperatura mais alta desde o início desse verão: 39,9°C, provocando sensação térmica superior a 50°C, de acordo com o Simepar, responsável pela estação meteorológica. O novo recorde de calor dessa temporada em todo o estado, no entanto, não aconteceu devido a alguma peculiaridade climática, mas segue a tendência da estação.

"Estamos no período do ano propício para o calor intenso. A tendência é que tenhamos temperaturas elevadas durante todo o verão", explica o meteorologista Paulo Barbieri. Ou seja: preparem-se para ondas de calor intenso nos próximos dois meses. 2014 se despede com chuva

Após alguns dias de temperaturas mais amenas, como as registradas durante a semana do Natal, o Paraná inicia a última semana de 2014 com muitas nuvens. A nebulosidade dessa segunda-feira (29) ocorre em função de áreas de instabilidade que, vindas do Paraguai e Argentina, avançam sobre o Oeste e Sudoeste do estado, provocando chuvas moderadas e fortes e muitas descargas elétricas. Chove forte em Foz do Iguaçu, Pato Branco e Francisco Beltrão, mas as temperaturas permanecem elevadas, com máxima de 30°C em Foz e mínima de 18°C em Pato Branco.

No restante do estado, o tempo segue quente e abafado, principalmente no período da tarde. O calor intenso e a umidade elevada provocam pancadas isoladas de chuvas ao longo do dia em todas as regiões. Paranaguá registra a máxima do dia, com 33°C; em Maringá e Londrina os termômetros alcançam 30°C; Curitiba não marca mais de 27°C, enquanto a região central do estado tem as temperaturas mais amenas, com 25°C em Guarapuava.

A partir de terça-feira (30), uma massa de ar instável paira sobre todo o Sul do país. A elevação das temperaturas e o abafamento durante à tarde favorece a formação de nuvens de chuva e há previsão de temporais em todo o estado. As chuvas devem ocorrer até sexta-feira (2), mas as temperaturas permanecem elevadas, entre 25°C e 32°C, em média.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]