• Carregando...

A cidade de Antonina, no Litoral do Paraná, registrou na tarde desta quinta-feira (2) sensação térmica de 40°C. Trata-se de um índice calculado pelos meteorologistas que leva em conta a temperatura oficial, que chegou a 34,4°C no município, e a umidade do ar na região, que está alta no Litoral.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a sensação de calor é maior em regiões onde acontece essa combinação de temperaturas altas e umidade relativa do ar elevada. Em alguns pontos do Litoral, como em Guaratuba, o índice de umidade chegou aos 80% por volta das 16h.

O calor é causado pela ação de uma massa de ar quente que atua no Paraná. "O ar quente está há alguns dias no estado e com o passar dos dias as temperaturas foram subindo por causa da permanência dessa massa de ar", informa o meteorologista do Simepar, Lisandro Jacobsen.

Outras regiões

O calor também foi intenso nas outras regiões do estado, principalmente no Oeste do Paraná. Na cidade de São Miguel do Iguaçu, os termômetros registraram máxima de 37,7°C, a maior temperatura do Paraná nesta quinta-feira. O mesmo índice foi registrado em Cerro Azul, na região metropolitana de Curitiba.

Na capital do Paraná, os termômetros chegaram aos 32°C. Segundo o Simepar, essa é a maior temperatura registrada na cidade desde a véspera de Natal, em 2011. Já no Norte, os termômetros oscilaram um pouco acima dos 30°C. Na região, entretanto, o problema foi a baixa umidade relativa do ar, que chegou próxima dos 30%, índice considerado estado de alerta.

Previsão

Segundo o Simepar, as temperaturas em todo o estado devem começar a cair nesta sexta-feira (3) com a chegada de áreas de instabilidade, com possibilidade de chuvas ocasionais. Mesmo assim, as nuvens e a chuva devem apenas amenizar o calor. No Litoral, os municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná devem ter máximas perto dos 30°C. Já nas cidades de Antonina e Morretes, os índices podem novamente atingir os 34°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]