• Carregando...
Estrutura estava montada e pronta | Débora Mariotto Alves/Gazeta do Povo
Estrutura estava montada e pronta| Foto: Débora Mariotto Alves/Gazeta do Povo

A possível realização do carnaval fora de época de Paranaguá, no Litoral do Paraná, que estava marcado para este sábado (3), causou revolta entre moradores da cidade e provocou o adiamento do evento. Pelas redes sociais, a população argumentou que em um momento de luto coletivo – devido ao acidente com o vôo da Chapecoense – a cidade não tem motivos para festejar. Além disso, as vítimas da epidemia de dengue – que provocou o cancelamento do carnaval no início do ano - também foram lembradas como razões para a não realização dos desfiles das escolas de samba.

“Paranaguá vai ficar conhecida como a cidade que não respeita o próximo. O mundo parou, todo mundo se sensibilizou. Eu nasci aqui, cresci aqui, mas hoje estou com vergonha de dizer que sou parnanguara”, desabafou Eunice Gonçalves, moradora da cidade, pedindo que o evento fosse cancelado. “Colocaremos samba na avenida enquanto todo o país está em luto. Em profundo respeito a esta tragédia a prefeitura de Paranaguá deveria adiar o evento”, comentou Simone Avaip, que também é a favor do adiamento.

A prefeitura de Paranaguá emitiu uma nota oficial ainda pela manhã confirmando a festa e anunciando uma homenagem à Chapecoense durante os desfiles. Mais tarde, porém, voltou atrás e anunciou a mudança de data. A estrutura para os desfiles está pronta. O presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (Aesp), Julio Cezar Mariano, disse que as sete agremiações que desfilariam estavam dispostas a acatar a decisão do prefeito Edison Kersten. “Por uma questão de solidariedade aceitamos adiar, depende do prefeito”, afirmou Mariano. Ainda não há uma nova data prevista para o evento.

Adiamentos

O carnaval de Paranaguá, um dos mais tradicionais do estado, viu em 2016 um ano difícil. Com a epidemia de dengue vivida no município, o evento foi adiado de fevereiro para julho – mês do aniversário da cidade. De julho, o evento foi transferido para setembro e depois para dezembro. A sequência de mudanças nas datas já prejudicou, inclusive, o próximo carnaval. De acordo com as escolas de samba, os preparativos para a folia começam em agosto para que as apresentações ocorram em fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]