• Carregando...
Mesmo com tempo ruim, guarda-vidas ficam todos os dias até as 20 horas nas praias | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Mesmo com tempo ruim, guarda-vidas ficam todos os dias até as 20 horas nas praias| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A orientação do Corpo de Bombeiros em dias de tempo fechado no Litoral é para que os guardabanhistas redobrem a atenção. Tudo porque nesta situação as ocorrências de salvamentos ocorrem longe dos postos dos bombeiros. "A orientação para o veranista é que sempre se banhe próximo dos postos de guarda-vidas. Mas nos dias de tempo ruim, o número de pessoas é menor na praia, portanto é mais difícil de alguém comunicar a ocorrência de afogamento se isso ocorrer longe dos guarda-vidas", afirma o tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações-públicas da corporação.

Vale reforçar que mesmo com tempo ruim os bombeiros sempre permanecem nas praias até as 20 horas.

Segundo Santos, não há problema em ficar na praia em dias de chuva leve. No entanto, se houver temporal, os veranistas devem deixar a areia imediatamente, pois há risco de cair raios nas redondezas. "A pessoa deve procurar um local coberto, pois em áreas descampadas e na areia a incidência de raios é maior", explica. Além disso, os bombeiros orientam os veranistas a não entrarem na água com chuva forte, pois o mar fica agitado.

A previsão do Instituto Tecnógico Simperar é de que o tempo ficará chuvoso até domingo (8) no Litoral.

Ocorrências

Desde o começo da Operação Verão (19 de dezembro), o Corpo de Bombeiros já fez 1.200 salvamentos nas praias paranaenses. A quantidade é quase o dobro do que foi registrado no mesmo período na temporada passada, quando foram 650 resgates.

Nessa temporada ocorreram cinco mortes por afogamento nas praias. No mesmo período do verão passado foram 14.

Haverá alteração na operação quando houver o término do horário de verão (dia 15, domingo). Os bombeiros ficarão nas praias até às 19 horas porque escurecerá mais cedo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]