• Carregando...
 | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

Blindagem especial para o rosto (foto 1)

Há pelo menos cinco anos, o chapéu faz parte do uniforme de praia da empresária Nicole Hauer, 30 anos, junto com o biquíni e os chinelos. O acessório foi incorporado para evitar manchas no rosto – cuja pele é mais sensível do que a do resto do corpo – e ela não passa nem um minuto sem ele sob o sol. "Minha mãe sempre foi fã de chapéus e por influência dela comecei a usar. Sinto meu rosto e até meus cabelos mais protegidos", conta Nicole, que arruma o chapéu da concunhada Morgana para a foto.Segundo a dermatologista Maria Helena Amorim, chapéus e bonés são acessórios indispensáveis para quem fica muito tempo exposto ao sol, já que ajuda a amenizar a ação dos raios ultravioleta – assim como o bloqueador solar. "Dependendo do tamanho da aba, o chapéu estende a proteção para a área do colo e ombros", diz a especialista.

Reforço na proteção solar (foto 2)

O filtro solar está na mão e é reaplicado a cada duas horas e depois do banho de mar. No entanto, a publicitária Tatiane Gayas, 23 anos, escolhe o pior horário do dia para se bronzear: entre 10 e 17 horas. Além disso, ela usa filtro solar fator 20 no rosto e 10 no corpo. Para a dermatologista Maria Helena Amorim, a moça erra ao tomar banho de sol em horário de risco e ao usar protetor de fator baixo. "O fator mínimo de proteção que deve ser usado é 15. Do contrário, o corpo sofre os efeitos cumulativos do sol, como manchas, envelhecimento da pele e até câncer."

Abaixo a celulite (foto 3)

Caminhar na água em ritmo forte pode ajudar a amenizar a celulite, uma das piores inimigas das mulheres. "O exercício ajuda a drenar e a fortalecer a musculatura. Fora isso, é importante beber muito líquido e evitar o sal, para reduzir a retenção hídrica, que piora o aspecto da pele", explica Claudia Navarro de Miranda, médica. A funcionária pública Ruth Anunciação, 45 anos, diz malhar para afastar o problema e ficar longe de refrigerante e comidas gordurosas.

Corpo em forma e mente sã (foto 4)

Quando está na praia, a professora de natação Marcela Figueiredo deixa as piscinas de lado e se joga na areia. "Ando pelo menos três quilômetros por dia. Além de ajudar a manter a forma, é bom para ver o movimento", diz. Segundo o professor de Educação Física Kleverton Krinski, mestrando em Fisiologia do Exercício, o exemplo é bom, desde que se esteja atento aos horários da prática esportiva e sua intensidade. "Os horários ideais para isso são pela manhã e no fim da tarde. Quanto à intensidade, vale lembrar, principalmente para os iniciantes, que não se pode extrapolar e ir além do que o corpo suporta", explica o professor.

O organismo pede água (foto 5)

Como o corpo transpira mais no verão, é preciso caprichar na hidratação e na reposição dos sais minerais. De acordo com a nutricionista funcional Flávia Ferreira Sguario, o ideal é que as pessoas consumam mais de dois litros de água por dia. A água de coco é outro hidratante poderoso. No mais, uma dieta leve, rica em fibras e alimentos frescos, lembrando de comer pequenas porções em intervalos curtos, de no máximo quatro horas. A estudante de Arquitetura Caroline Bristot, 21 anos, que passa férias em Matinhos, segue à risca os conselhos da especialista: "É muita água de coco e alimentos leves. Faço até uma moqueca de peixe light", garante a moradora de Foz do Iguaçu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]