• Carregando...
O aposentado Benedito Carlos da Silva entrou na onda e adquiriu a sua camiseta "salva-lindas" | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
O aposentado Benedito Carlos da Silva entrou na onda e adquiriu a sua camiseta "salva-lindas"| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

A esquina do cruzamento entre as ruas das Sereias e Albano Müller, em Matinhos, é uma região onde se veem muitos sorrisos. Por ali, há diversos comércios que fazem a alegria dos veranistas. Encontra-se de tudo: de mínimas peças de bijuteria a grandes obras de artesanato.

Um item em especial chamam a atenção dos transeuntes: camisetas com estampas bem-humoradas. Há opções que não terminam mais. Passam de 20, vendidas em quatro discretas lojas, separadas umas das outras por questão de passos. A maioria das confecções aposta no humor de apelo popular, ligado ao lazer e à conquista do sexo oposto.

O melhor exemplo é a regata que, parafraseando o traje usado pelos bombeiros que fazem a segurança da orla, traz a seguinte inscrição: "Salva lindas". No verso, está o complemento: "Afoga feias". Aos que podem julgar a brincadeira machista, também há um modelo feminino, que troca "lindas" por "lindos" e transforma "feias" em "feios". A cor branca do modelo original dá lugar a um chamativo cor-de-rosa. "A masculina vendeu tão bem que, no ano passado a gente mandou fazer uma versão para as mulheres", explica o comerciante Edvan Queiroz.

Outra estampa que quase não pára nas prateleiras é a "100% Disponível", a preferida dos rapazes solteiros. Também na linha dos números é vendida a "Turma dos 100: 100 dinheiro, 100 juízo e 100 vergonha". Não se pode esquecer dos pequenos odes ao ócio: "Quando pinta uma vontade louca de trabalhar... procuro uma rede e espero a vontade passar". As brincadeiras são tantas que, em alguns momentos, acabam ganhando tons mais sérios – pelo menos no início: "Se for dirigir, não beba. Se for beber, me chama". "Essa é boa pra incentivar a galera a maneirar no acelerador, né?", comenta Edvan.

E que não se pense que os trajes fazem sucesso apenas entre os jovens. Embora estes formem o grosso da clientela, a procura pelas inusitadas roupas engloba veranistas de outros perfis. O aposentado Benedito Carlos da Silva, 70 anos, está de prova. Na companhia de familiares, ele foi até uma das lojas e, depois de tirar R$ 8 da carteira, levou sua regata "Salva lindas" pra casa. "É pra tirar sarro mesmo. A melhor coisa que tem é a gente se divertir", afirma.

Em muitos casos, a compra tem como finalidade presentear – ou brincar com – amigos e familiares. A secretária curitibana Bernadete Souza, 47 anos, escolheu duas camisetas, uma para o esposo e outra para um amigo. A do marido, Rogério, tem a bem-humorada mensagem "Sou gordo e daí? Posso emagrecer. E você, que é feio". Já a do amigo, Valdecir, é mais objetiva: "Não encha o saco... tô de férias".

Carnaval

A expectativa dos comerciantes é de que as vendas melhorem ainda mais no carnaval. Nos dias folia, afirmam os vendedores, as camisetas engraçadas fazem ainda mais sucesso. Quem não quer esperar até lá para comprar a sua, precisa apenas circular com calma pelas ruas de Matinhos. Opções não faltam. Bom humor também não.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]