• Carregando...

Veja como prevenir afogamentos

- Na praia, procure sempre nadar próximo de um posto de guarda-vidas.

- Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para banho.

- Atenção com crianças, mesmo quando o guarda-vidas estiver por perto.

- Nade longe de pedras, estacas, piers ou embarcações.

- Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.

- Fale com o guarda-vidas somente o necessário.

- Se encontrar crianças perdidas na praia, conduza-as ao posto de guarda-vidas mais próximo ou aos policiais que transitam pela praia.

- A maioria dos que se afogam sabem nadar e julgam conhecer o local onde nadam. Não substime os riscos no mar.

- Cuidado com valas (buracos extensos). Esses locais aparentam falsa calmaria que podem puxar mar adentro.

* Informações do Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros busca os corpos de dois rapazes que se afogaram na virada de ano em Guaratuba. Com os casos, o número de mortes confirmadas por afogamento na temporada sobe para cinco.

Um adolescente curitibano, de 17 anos, faleceu ao entrar no mar com um grupo de cinco amigos na Praia Central de Guaratuba, próximo a Avenida Ponta Grossa, por volta das 22 horas de quinta-feira (31). Até as 15h50 desta sexta-feira (1.º), o corpo ainda não havia sido encontrado. "O mar estava muito agitado por causa da chuva. Não havia condições para as pessoas entrarem", afirma o tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas do Corpo de Bombeiros.

Na manhã desta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros registrou mais um caso de afogamento no Balneário Coroados, em Guaratuba.Um rapaz de 21 anos estava jogando bola na praia, entre os postos de guarda-vidas Coroados e Mar Doce. Ele entrou no mar após o jogo e se afogou. O jovem, também de Curitiba, estava na praia com amigos. O Corpo de Bombeiros está realizando buscas pelo corpo do rapaz. Aos banhistas, um alerta: as condições do mar estão desfavoráveis ao banho, devido ao mau tempo.

Apesar destes dois casos, o número de salvamentos na noite do réveillon diminuiu em relação ao ano passado. O Corpo de Bombeiros foi acionado para 11 salvamentos, número considerado muito abaixo do esperado. "No ano passado, fizemos 100 salvamentos no mesmo período. Atribuímos a queda neste número ao mau tempo, que leva menos pessoas à praia", afirma o tenente. O salvamento mais complexo foi de um jovem que sentia dores abdominais na Ilha de Piçaguera, perto de Paranaguá. Depois do resgate, o jovem foi encaminhado ao Hospital Regional de Paranaguá.

Não houve registro de acidentes com fogos de artifício durante a virada do ano. O Corpo de Bombeiros ainda fez 16 atendimentos ambulatoriais em todo o Litoral e teve apenas um caso de criança perdida na quinta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]