Família na praia, à noite, em Balneário Camboriú| Foto: Daniel Castellano/GAZETA

O calorão dos últimos dias tem feito com que, em Santa Catarina, os banhistas prolonguem o tempo na areia e dentro d’água. Em Balneário Camboriú, aproveitar o mar à noite já está se tornando rotina para quem resolveu passar alguns dias no destino mais badalado do litoral do estado vizinho.

CARREGANDO :)

De Toledo, Oeste do Paraná, as irmãs Daniele, de 15 anos, e Cibele da Silva Oliveira, 12, não se intimidaram com o cair da noite e já ficaram no mar até as 2 horas da manhã com os pais. “O tempo está quente e achamos que é seguro, dá para ficar até mais tarde”, comenta a mãe das meninas, Simone Silva, de 36 anos. A família até adotou uma estratégia para otimizar o tempo no balneário. Durante a manhã e tarde, visitam amigos, familiares e o comércio local. Um pouco antes do sol se por, às 18 horas, colocam o biquíni e saem para a Barra Sul. “Assim é bom porque evitamos de pegar muito sol”, assinala a mãe.

Publicidade

Há quem more na cidade que também prefira a brisa refrescante da noite e as luzes da orla ao sol escaldante da tarde. É o caso do casal curitibano Cristiano Batista, 37, e Luciane Laux, 34, que está há um ano em Camboriú e vai com os filhos de bicicleta até o ponto preferido na praia. “Conseguimos nesse horário deixar as crianças brincarem à vontade. O clima está ajudando bastante”, observa.

Um dos fatores que podem influenciar neste comportamento dos veranistas é a temperatura da água. Segundo o Centro de Informações e Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), a água das praias do litoral Norte do estado está em torno de 3ºC mais quente do que o registrado em janeiro de 2016. A temperatura, em alguns pontos, vem passando dos 22ºC.

“Tivemos neste ano até uma ‘invasão’ de mãe d’água (água viva). Esses animais têm preferências por regiões com água mais quente”, comenta a meteorologista Marilene de Lima, ao salientar que, ainda assim, a temperatura do mar continua dentro do esperado para um mês de verão.

Ela acredita que outras questões também podem levar o público a prolongar a estadia no mar, como o trânsito menor após às 18 horas e a menor incidência de tempestades no fim da tarde. “Normalmente, se formavam trovoadas depois das 17 horas, o que fazia as pessoas saírem da praia mais cedo. Neste ano, isso não tem acontecido”, diz Marilene.