• Carregando...

A prefeitura de Matinhos lançou campanha de conscientização para que moradores e veranistas não levem animais à praia, o que aumenta o risco de doenças causadas por vermes e parasitas. Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Sergio Luiz Cioli, o primeiro passo será distribuir panfletos à população. Semana que vem, placas serão fixadas na orla indicando a proibição.

A lei municipal 1.008/2006 proíbe a circulação e permanência de animais nas areias das praias. Mesmo assim, as multas, que variam entre R$ 43 e R$ 215, dependendo do porte e da situação flagrada, só devem começar a ser aplicadas na próxima temporada. "O foco é conscientizar as pessoas primeiro", diz o secretário.

O médico veterinário Carlos Leandro Henemann, delegado do Conselho Regional de Medi­cina Veterinária, explica que animais na areia aumentam o risco de contaminação e proliferação de doenças tanto para as pessoas quanto para os próprios animais. Parasitas e vermes são transmitidos pelas fezes dos animais. "Mesmo vacinados, os cães não estão totalmente protegidos. E os banhistas que frequentam essas áreas correm esses mesmos riscos." (FR)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]