• Carregando...

Recomendações

Fique atento aos cuidados para evitar problemas com desidratação:

- Manter sempre as mãos limpas, seja antes de comer, manejar alimentos, ou depois de ir à praia.

- Ingerir alimentos cuja procedência seja conhecida.

- Conservar bem o alimento e mantê-lo limpo.

- Não tomar banho em locais impróprios, com sinalização de bandeira vermelha do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

- Ingerir água potável, fervida ou mineral.

O número de casos de diarreia e vômito em Matinhos, no Litoral do Paraná, comuns durante o verão, diminuiu nas duas primeiras semanas de 2012, em relação ao mesmo período de 2011, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa). Dados referentes a cidade de Matinhos, uma das mais movimentadas na temporada, mostram que foram 401 casos notificados no período nos centros médicos em 2012. Na primeira quinzena do ano anterior, o número foi de 1.020.

Esse valor, entretanto, refere-se às pessoas que procuraram o atendimento hospitalar com sintomas de intoxicação causadas por alimentos ou água contaminada. A médica de vigilância em saúde da Sesa, Mirian Marques Woiski, acredita, entretanto, que o número possa ser maior, apesar da redução de um ano para o outro. "Muitas pessoas não procuram atendimento médico e vão apenas à farmácia ou se tratam em casa, o que é um erro", aponta Mirian, que aconselha que qualquer caso semelhante deve ser tratado em hospitais ou postos de saúde.

Em todo o Paraná foram registrados 5.415 casos de diarreia e vômito em 2012, nas duas primeiras semanas do ano. Com relação ao total de casos registrados em todo o estado em 2011, o valor chega a 247.243.

Causas

A quantidade de pessoas no Litoral durante a temporada é um dos principais motivos para os números nas praias aumentar em relação a outros anos. Mas a forma como a população de turistas utiliza e cuida de alimentos também é uma das causas do surto de intoxicação.

Mirian aponta como causa, em geral, a falta de higiene, principalmente dos próprios veranistas. A médica da vigilância em saúde recomenda que a população redobre os cuidados ao se alimentar na praia, em especial com relação ao que é consumido na areia. "A procedência de alimentos de vendedores ambulantes não é conhecida, bem como a forma como eles cuidam dos produtos que vendem".

O enterovirus, um dos principais causadores de diarreia e vômitos, está presente em alimentos mal conservados e de procedência duvidosa, água imprópria para banho e não potável. "A temperatura alta é propícia para que os alimentos fiquem deteriorados", completa a médica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]