• Carregando...
Se a regularização à rede de esgoto não for feita, fornecimento de água pode ser cortado | Arquivo - Hedeson Alves / Gazeta do Povo
Se a regularização à rede de esgoto não for feita, fornecimento de água pode ser cortado| Foto: Arquivo - Hedeson Alves / Gazeta do Povo

Veja os horários atendimento dos escritórios da Sanepar no Litoral no fim de ano. Confira também os endereços nas praias

Datas:

31 de dezembro (sexta-feira): 8h30 às 17h (expediente normal);

1º. e 2 de janeiro de 2011: não haverá atendimento ao público;

Endereços:

Matinhos: Rua Itaporã, 359, Centro

Guaratuba: Avenida Sete de Setembro, 19

Pontal do Paraná: PR-412, 5.699, Balneário Ipanema.

Morretes: Rua Marcos Malucelli, 78

Guaraqueçaba: Rua Major Domingos Nascimento, 140

Até 20 de dezembro, 3.164 imóveis do litoral do Paraná não estavam ligados regularmente à rede de esgoto da Sanepar. Esse dado leva em conta os municípios de Matinhos, Guaratuba, Ponta do Paraná, Morretes e Guaraqueçaba. Estas cidades são atendidos pela Sanepar e já têm rede coletora de esgoto. Em Paranaguá e Antonina, o abastecimento de água e o tratamento de esgoto são feitos por autarquias ligadas às prefeituras.

Quando não há tratamento dos dejetos, eles desembocam e contaminam a água dos rios e do mar. E isso contribui para a piora da balneabilidade. A pessoa que nada em água contaminada pode ter gastroenterites, problemas de pele, infecções nos olhos, nariz e ouvidos e também Hepatite A.

Para que os proprietários de imóveis residenciais e comerciais possam adequar os seus imóveis, a Sanepar reforça a campanha de adesão na temporada de verão. Segundo o gerente da Sanepar no litoral, Romilson Gonçalves, ao longo de todo o ano a empresa faz o levantamento das irregularidades relacionadas ao esgoto.

E na temporada – quando grande parte dos proprietários desce a Serra do Mar – tem início a fase mais intensa de regularização feita pela Sanepar e pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em parceira com a Força Verde. "Muitos imóveis ficam fechados quase o ano todo e é nessa época que as pessoas descem para as praias. Por isso é que intensificamos as campanhas para regularização", afirma Gonçalves.

O apelo feito pelos órgãos aos donos de imóveis no litoral surtiu efeito no verão passado e a expectativa é de que na temporada 2010/2011 a adesão também seja em massa. De acordo com o gerente da Sanepar no litoral, em 19 de dezembro de 2009 eram 16.408 imóveis conectados corretamente à rede. E, um ano depois, em 20 de dezembro de 2010 já eram 19.457. Ou seja, 3.049 imóveis tiveram a situação regularizada. Além desses, 2.115 novas ligações (de novas casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais) foram feitas no período.

Gonçalves explicou que, inicialmente, os proprietários são orientados a fazer a ligação à rede e têm um prazo para concluir o serviço. Caso isso não seja feito, serão notificados pela Sanepar e também pelo IAP. E, se mesmo assim as providências para a regularização não forem tomadas, o fornecimento de água poderá ser cortado. "A intenção não é prejudicar os veranistas. O corte é mais uma tentativa de conscientizá-los da necessidade de adequar os imóveis", explica.

O proprietário que quiser fazer a ligação à rede coletora de esgoto deve ligar para o telefone 115. O agendamento poderá ser feito inclusive nos feriados por meio do telefone.

Informações também podem ser obtidas nos escritórios da Sanepar no litoral, que atenderão em horário diferenciado em 31 de dezembro (veja no box ao lado e confira também os endereços).

Números

De acordo com dados da Sanepar, 86% dos imóveis do litoral do Paraná têm rede de esgoto regularizada – nos locais onde o tratamento dos dejetos pode ser feito. Isso equivale a 19.457 casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais, do total de 22.621 (nos cinco municípios). O Índice de Atendimento da Rede Coletora de Esgoto (Iarce) do litoral é de 48,6%.

Em Guaratuba, são 8.474 imóveis que poderiam fazer a ligação e 7.841 têm a conexão correta (92,5%). Do total de imóveis do município, 55,4% tem acesso à rede coletora.

O pior índice é de Pontal do Paraná, onde o tratamento de esgoto teve início somente em 2008. A rede está disponível somente para 25,8% dos imóveis da cidade. Nas áreas onde já foi instalada, são 4.543 domicílios e comércios e 3.238 já se adequaram.

Com relação à porcentagem, o melhor resultado é de Guaraqueçaba, onde 98,6% dos imóveis com possibilidade de se conectar à rede já o fizeram. São 739 imóveis e apenas dez ainda estão irregulares. O Iarce do município é de 99,5%.

Matinhos tem 6.067 (84,4%) casas, apartamentos e estabelecimentos regulares, dos 7.151 quem tem acesso à rede. Ela está disponível para 50,3% dos imóveis do município.

E em Morretes, dos 1.714 domicílios e comércios que poderiam fazer a ligação de esgoto, a situação já foi regularizada em 1.582 (92,3%). A rede esgoto está disponível para 53% dos imóveis do município. Segundo a Sanepar, no Centro Histórico o Iarce chega a 100%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]