• Carregando...

Veja como prevenir afogamentos

Na praia, procure sempre nadar próximo de um posto de guarda-vidas.

Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para banho.

Atenção com crianças, mesmo quando o guarda-vidas estiver por perto.

Nade longe de pedras, estacas, piers ou embarcações.

Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.

Fale com o guarda-vidas somente o necessário.

Se encontrar crianças perdidas na praia, conduza-as ao posto de guarda-vidas mais próximo ou aos policiais que transitam pela praia.

A maioria dos que se afogam sabem nadar e julgam conhecer o local onde nadam. Não substime os riscos no mar.

Cuidado com valas (buracos extensos). Esses locais aparentam falsa calmaria que podem puxar mar adentro.

* Informações do Corpo de Bombeiros.

Os veranistas que estão nas praias neste domingo devem ter a atenção redobrada ao entrar no mar. Aparentemente calmo, há uma corrente marítima muito forte puxando os banhistas para o fundo. O Corpo de Bombeiros recomenda cautela aos banhistas. "Não indicamos o uso de boias e pranchas para o lazer no mar nessas condições. As correntes marítimas podem levar a pessoa para uma região mais profunda", afirma o tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas do Corpo de Bomveiros.

Na manhã deste domingo (17), a reportagem da Gazeta do Povo presenciou o resgate de um garoto de 10 anos, que brincava com uma prancha no balneário Ipanema, em Pontal do Paraná. O menino foi levado para o fundo e não conseguia retornar para a areia. Os guarda-vidas efetuaram o resgate e o menino passa bem.

Para quem surfa, a recomendação é de usar o leash (corda que une a prancha ao corpo). "É uma norma básica de segurança", diz o tenente. Além disso, os veranistas devem procurar se banhar em pontos que sejam próximos aos postos dos guarda-vidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]