• Carregando...
Usuário deve conferir se os óculos escuros seguem normas antes de comprá-los | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Usuário deve conferir se os óculos escuros seguem normas antes de comprá-los| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

Veja como proteger os olhos do sol

Use óculos escuros com proteção solar contra raios UVA e UVB, e de procedência confiável.

Use também chapéus e bonés, que também ajudam a proteger os olhos.

Evite olhar diretamente para o sol.

Não se exponha desnecessariamente e sem proteção ao sol entre nos horários de maior incidência dos raios nocivos: entre 11 e 16 horas, durante o horário de verão, e 10 e 15 horas, no horário normal.

Use óculos escuros mesmo em dias nublados.

Durante o verão, usar óculos escuros vira moda. E não é difícil achar o acessório a preços baixos na mão de ambulantes, camelôs e na vitrines das lojas. Mas ele também é uma importante proteção para a saúde dos olhos, e por isso é preciso ter cuidado na hora de comprar. Óculos de sol falsificados podem causar mais dano à saúde do que não usar proteção nenhuma nos olhos. Nesse caso, o barato pode sair caro.

O motivo é simples, explica o médico oftalmologista e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Francisco Grupenmacher. Os óculos falsificados normalmente não oferecem proteção solar contra os raios UVA e UVB, que são nocivos para os olhos. Ao colocar o acessório, a pupila – parte do órgão que fica na região central e é responsável por controlar a passagem de luz – se dilata, deixando passar maior quantidade de raios do que sem ele.

A curto prazo, os efeitos dos óculos escuros falsificados ou com lentes defeituosas são dor de cabeça, desconforto e cansaço visual. Mas os maiores problemas aparecem com o tempo. "A exposição incorreta ao sol pode levar a doenças como a catarata e a degeneração macular e, consequentemente, à perda da visão", explica o médico.

Fabricação

Diferente do que muitos imaginam, não é o tom escuro da lente que bloqueia os raios nocivos, mas sim a tecnologia com que as lentes são fabricadas, conta Grupenmacher. Por isso, mesmo óculos transparentes têm a proteção. "Mas infelizmente não há nenhum equipamento capaz de medir a quantidade de raios UVA e UVB que passam pelas lentes, portanto é importante conhecer a procedência do acessório e confiar no fabricante", completa.

Segundo dados Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade, dos 24 milhões de óculos de sol produzidos durante 2009, apenas 7 milhões são frutos de indústrias idôneas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]