• Carregando...
Quem está começando deve evitar exercícios na areia, pois pode prejudicar as articulações | Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Quem está começando deve evitar exercícios na areia, pois pode prejudicar as articulações| Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Outras recomendações

Além desses cuidados, o professor Diego Martins relembra que é necessário manter a hidratação, uso de protettor solar, roupas leves e claras e sempre praticar os esportes com a orientação médica. "A caminhada deve ter atenção para a postura, com abdome contraído e braços relaxados para melhorar a eficiência do exercício".

Serviço:

Ginásio de Esportes da Cohapar em MatinhosRua Adaelton Júnior, s/n.Tel: (41) 3971-6054Prática de exercícios com a terceira idade: segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h30Serviço gratuíto

Verão é sinônimo de descanso para alguns e esportes para outros. A prática de atividades físicas na praia é bastante procurada no início do ano, em especial pelos jovens que querem manter o corpo em forma. Mas é cada vez maior o número de idosos praticando exercícios, visando o bem estar de uma forma geral.

A prática de exercícios pela terceira idade tende a aumentar na época do verão. Porém, de acordo com o médico geriatra do Hospital Vita de Curitiba, Rodolfo Augusto Alves Pedrão, as atividades devem ser rotineiras na vida do idoso, o que traz benefícios contínuos para o organismo. "A prática de exercícios durante o verão, na praia, pode até servir como estímulo para a pessoa tomar gosto por isso. Mas a rotina não pode ser quebrada com o fim das férias", alerta.

O especialista recomenda que pessoas com mais de 60 anos que não estão acostumadas com a prática de esportes e querem começar a rotina na praia, devem iniciar por atividades leves, de baixa performance. "Os exercícios mais recomendados são ginásticas, caminhadas no calçadão e aeróbicas, sem grandes esforços".

O professor Diego Martins, da Academia Gustavo Borges, afirma que exercícios na areia podem prejudicar pessoas mais idosas, por exigir mais esforço. "O ideal é começar com caminhadas e exercícios leves fora da areia, pois o terreno é mais inclinado e pode prejudicar as articulações e os ligamentos a longo prazo".

Além de ajudar a prevenir doenças nos ossos, controle de colesterol e diabetes, uma das principais vantagens que os idosos podem tirar da prática de exercícios na praia é a sociabilidade e novas experiências que são adquiridas. "As atividades trazem bem-estar e aumentam a qualidade de vida, mas ajudam no controle da depressão", explica o geriatra.

Terceira idade em Matinhos

A dona de casa Geni Maria da Cunha, moradora de Matinhos, pratica exercícios há oito anos e nunca perde o pique. "Desde que comecei a fazer os exercícios melhorou bastante minha saúde. A pressão diminuiu e o colesterol se regularizou, além de ser uma ocasião muito boa para fazer amigos", conta. Sempre animada para começar os exercícios, ela não dispensa a prática de esportes, nem mesmo depois de ter feito uma cirurgia em um dos braços. "Alongar tem sido bom para melhorar o movimento do braço", comenta.

Geni faz parte do grupo de terceira idade que pratica exercícios com o professor de Educação Física Odair Pereira. Com o apoio da Prefeitura de Matinhos e da Assistência Social do município, o profissional começou a reunir idosos na cidade, em maio de 2010, para a prática de exercícios físicos. Aos poucos, a turma cresceu. No começo eram apenas quatro pessoas e depois de um mês já eram 60 na turma.

A prática de exercícios ocorre pela manhã, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no ginásio de esportes da Cohapar, em Matinhos, mas uma vez por semana o grupo faz as atividades nos balneários. Segundo Pereira, os idosos que hoje dão show na prática de esportes eram pessoas sedentárias. "Saíram do sedentarismo e agora até jogam basquete", conta.

Além de orientar e estimular sua turma durante os exercícios, Pereira também dá dicas para eles melhorarem a alimentação, o que ajuda no cuidado de doenças, como diabetes. Mas o professor sabe que seus alunos abusam nos churrascos do fim de semana e até nessas situações manda recados para que eles mantenham a forma. "Não tiro deles o prazer de saborear um churrasco, mas indico sempre comer frutas, como abacaxi, depois das carnes".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]